Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > infraestrutura
Whatsapp Whatsapp
Problema recorrente

Falta de água atinge Itaparica e prejudica comerciantes: 'Todo ano'

Segundo dona de estabelecimento, desde o Natal o fornecimento está comprometido na região

Nathália Amorim • 03/01/2024 às 14:51 • Atualizada em 09/01/2024 às 17:53 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Donos de bares, restaurantes e outros estabelecimentos de Itaparica e Vera Cruz, a 20km de Salvador, estão denunciando falta de água. De acordo com os moradores das regiões, desde o Natal o fornecimento está comprometido.


				
					Falta de água atinge Itaparica e prejudica comerciantes: 'Todo ano'
Bares e restaurantes de Itaparica denunciam falta de água: 'Todo ano'. Foto: Canva

Em entrevista ao iBahia, a dona do restaurante Águas Marinhas, Mônica Brito, localizado no centro de Itaparica, explicou que a situação é recorrente e afeta todo os moradores da Ilha.

Leia mais:

"Todos os anos. Eu moro na Ilha há 32 anos e sempre foi assim. Não sou só eu não. A maioria das pessoas, residências, hotéis, tudo fica sem água", conta.

Segundo ela, a queda da água começou durante o Natal. Ela explicou que desde então há um pequeno retorno durante a manhã, mas volta a cair ao longo do dia. A distribuição, no entanto, nem sequer é suficiente para encher os tanques ou conseguir manter o funcionamento do restaurante.

"Nem abri, porque sem água não tem condições de trabalhar. Não tem condições de trabalhar com comida sem água", lamentou ao contar que precisou ficar um dia sem abrir o estabelecimento.

Ainda segundo a dona do restaurante, ela precisou comprar água com o próprio dinheiro para que o local voltar a funcionar.

"É sempre assim na Ilha no verão. Demanda muita gente e eles desligam a água, não sei o que fazem que a gente fica sem água", voltou a frisar reclamando sobre serviço oferecido pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Ela destacou também que o período de verão é o de maior movimento na Ilha, o que poderia gerar uma receita maior para os estabelecimentos. No entanto, acabam prejudicados pela falta de água.

O Restaurante Manguezal também se pronunciou sobre o assunto. Com uma publicação sobre a falta de água, o estabelecimento afirmou que Itaparica está sem água e, por causa disso, precisou fazer restrições para continuar funcionando.

"Aqui no Manguezal, estamos funcionando, porém, com algumas restrições. Temos água potável para bar e cozinha e nossos banheiros funcionam com água de poço artesanal", diz parte do texto.

No entanto, o uso do beach club, um dos serviços oferecidos, passou por mudanças. Não há água nos chuveiros e a piscina está interditada, sendo necessário reduzir o valor cobrado aos clientes. Confira a publicação:

Pelos comentários, moradores de Itaparica e Vera Cruz também reclamaram da situação e salientaram a recorrência do problema.

"Estamos do mesmo jeito em Vera Cruz! [...] Nada é efeito para nos salvarem dessa humilhação em todo feriado prolongado!", escreveu uma.

"Já tem uns 7 anos que eu vou praí nesse período, e sempre tem esse problema de água. Acho que sobrecarrega de tanta gente que vai também", disse outra.


				
					Falta de água atinge Itaparica e prejudica comerciantes: 'Todo ano'
Moradores de Itaparica reclamaram pelas redes sociais sobre a falta de água na região. Foto: Reprodução/Redes Sociais

"É verão!!!! Sempre foi assim, desde quando eu me entendo por gente!", disse outro.

"É amigo, situação que parece só piorar. No centro sem água fazem 3 dias. Os restaurantes e bares da kitanda trabalhando sem água, com galão. Alguns nem abriram ontem por isso", escreveu outra.

Em nota, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) diz que o "aumento considerável da população durante o veraneio desequilibra a distribuição". Além disso, afirma ter realizado "obras de melhorias que ampliaram a operação do sistema de água da Ilha de Itaparica, visando reforçar as pressões para a região".

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM INFRAESTRUTURA :

Ver mais em Infraestrutura