A Eletrobras Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) se pronunciou sobre a causa da queda e falta de energia em alguns bairros de Salvador nesta quinta-feira (18). Segundo o órgão, a interrupção ocorreu após um "desligamento automático do setor 69kV" da subestação Pituaçu.
O local é responsável por parte do suprimento de energia da área metropolitana da capital baiana. Em nota enviada ao iBahia, a Chesf esclareceu que a interrupção aconteceu às 15h01. Em seguida, aproximadamente 30% das cargas afetadas foram transferidas e permaneceram atendidas pelo sistema de distribuição.
Leia também:
"As 15h20, após inspeção da instalação, foi iniciado o restabelecimento integral das demais cargas, concluído às 16h14", diz trecho do comunicado.
Ainda de acordo com a Chesf, foi necessário fazer manobras na rede de distribuição. As causas da ocorrência estão sob investigação.
O que diz a Neonergia Coelba sobre a falta de energia
Em alguns bairros da cidade, houve apenas queda de energia, enquanto outras localidades chagaram a ficar de 20 minutos a 1 hora. A Neonergia Coelba informou que por volta das 16h20, 100% das localidades tiveram a energia reestabelecida.
Além disso, que a interrupção afetou consumidores atendidos pelas subestações Patamares, São Cristóvão, Cajazeiras II, Itapagipe, Pituaçu II e Lobato, que "abastece os bairros homônimos e regiões adjacentes".
Por outro lado, pelas redes sociais, moradores indicaram que houve queda ou falta de energia também nos bairros de: Itapuã, Castelo Branco, Sussuarana, CAB, Paralela, Alphaville, Jaguaribe, Comércio, IAPI. Há relatos também em pontos de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS).
A distribuidora disse ainda que mantém contato com a Chesf e com o Operador Nacional para apoiar no que for necessário.
Serviços não foram impactados
Os serviços da capital baiana não foram impactados pela falta de energia. Segundo a CCR Metrô, as operações permaneceram normais nas estações. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) também informou que o Elevador Lacerda e os Planos Inclinados continuaram operando normalmente, assim como o Aeroporto Internacional de Salvador.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!