Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > notícias > infraestrutura
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
Fiscalização

Coelba removeu mais de 110 mil 'gatos' na Bahia em 2023

Fiscalização de 'gatos' aumentou em 2023 e a empresa avalia que a energia recuperada foi a maior da história

Iamany Santos • 23/02/2024 às 8:03 • Atualizada em 23/02/2024 às 9:57 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Neoenergia Coelba identificou e removeu 112 mil ligações clandestinas, conhecidas popularmente como "gatos", na Bahia em 2023. Foram 311 ocorrências por dia.


				
					Coelba removeu mais de 110 mil 'gatos' na Bahia em 2023
Fiscalização de 'gatos' aumentou em 2023 e mais de 400 milhões de quilowatt/hora de energia foram recuperados. Foto: Divulgação

Ainda segundo a distribuidora, mais de 400 milhões de quilowatt/hora de energia foram recuperados com o resultado das operações. A quantidade é suficiente para abastecer todo o município de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, durante nove meses.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

A empresa avalia que esse foi o maior volume de energia recuperada da história

Fiscalização de 'gatos' aumentou em 2023

Em comparação com dados de 2022, houve um aumento de 4% nas ações de combate no ano passado.

Em 2023, os profissionais da concessionária realizaram 220 mil inspeções em todos os municípios da Bahia.


				
					Coelba removeu mais de 110 mil 'gatos' na Bahia em 2023
Em 2023, os profissionais da concessionária realizaram 220 mil inspeções contra 'gatos' em todos os municípios da Bahia. Foto: Divulgação/Neoenergia Coelba

“A tecnologia aumenta a assertividade das ações que a Neoenergia Coelba realiza em campo. Devido aos sistemas de monitoramento instalados na rede elétrica, conseguimos identificar uma possível fraude em qualquer lugar da Bahia a partir do nosso centro em Salvador. Por isso, podemos afirmar que quem está furtando energia será identificado e terá a devida sanção”, destacou o gerente da Receita da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida.

Ainda no ano passado, mais de sete mil unidades comerciais e 312 indústrias foram flagradas pela distribuidora furtando energia.

Apenas nestes nichos de clientes, a energia recuperada poderia abastecer 432 mil residências durante um mês.

Crime previsto em lei

A concessionária enfatiza que quem furta energia está cometendo um crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. A pena chega a oito anos de reclusão.

Ainda em 2023, três pessoas foram conduzidas à delegacia e responderão a inquérito policial. Além de crime, os "gatos" representam riscos à população, por são realizadas por profissionais sem autorização e treinamento adequado.

Além disso, as irregularidades podem causar problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento. Por isso, a Coelba reforça a importância da denúncia de fraudes e furtos de energia. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM INFRAESTRUTURA :

Ver mais em Infraestrutura