Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > infraestrutura > construnordeste
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ConstruNordeste 2024

Salvador terá maior evento da construção da região; relembre 1ª edição

ConstruNordeste 2024, maior evento da construção do Norte e Nordeste, acontece entre os dias 31 de julho e 2 de agosto e deve receber 45 mil pessoas

Naiana Ribeiro • 12/06/2024 às 7:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Salvador receberá entre os dias 31 de julho e 2 de agosto o maior evento da construção do Norte e Nordeste. A segunda edição da ConstruNordeste 2024 acontecerá no Centro de Convenções Salvador (CCS), na Boca do Rio. O encontro reunirá diversos segmentos da cadeia da construção civil e deve receber um público de mais de 45 mil pessoas. A primeira edição do evento que fomenta e discute o setor marcou a capital baiana no ano passado e promete ser palco de discussões relevantes para o país nesta edição.


				
					Salvador terá maior evento da construção da região; relembre 1ª edição
Salvador terá maior evento da construção da região; relembre 1ª edição. ​Foto: Divulgação

Realizado pelo Sinduscom, Fieb e Bahia Eventos, o ConstruNordeste foi considerado um sucesso para o fortalecimento da construção civil no estado, e agora faz parte da agenda do turismo de negócios da capital baiana, apresentando novidades do setor, principais tendências, produtos e as mais modernas soluções em inovação e sustentabilidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

"Neste segundo ano, o evento está mais consolidado, estruturado e preparado para receber todo o ecossistema da construção, desde os construtores, parceiros, fornecedores, amigos, estudantes, engenheiros e arquitetos. Seguimos com o mesmo modelo do ano passado utilizando os dois pavilhões do Centro de Convenções Salvador. Nossa programação traz um volume de plenárias muito interessante para debater inovação e sustentabilidade, e reavaliar a nossa construção. O momento é muito bom e convido a todos para participarem desse evento que está muito melhor do que o do ano passado", afirma o presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Alexandre Landim.

Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, um dos principais temas a serem discutidos na ConstruNordeste deste ano é a industrialização na construção civil. “O setor da construção passa por uma etapa de vários desafios, como produtividade, qualidade, atração de mão de obra. E a industrialização é a solução que vai permitir uma padronização dos processos de construção, garantindo maior qualidade e a consequência de tudo isso é o ganho de produtividade para o setor”, pontua.

O presidente da Rede Bahia, Rogério Bruxellas, afirma que o evento veio para ficar definitivamente. "Houve uma aderência do mercado de construção muito grande. No ano passado tivemos mais de 30 mil pessoas e esse ano esperamos superar esse número de visitação, justamente pela força da Rede Bahia, na divulgação em todo o estado da Bahia".

De acordo com o head da Bahia Eventos, Bruno Portela, a perspectiva é de ampliação do sucesso que já foi a ConstruNordeste no ano passado. “Na nossa primeira edição, tivemos números que só confirmaram o quanto esse mercado tem destaque na Bahia. Durante três dias, tivemos 100% de ocupação do Centro de Convenções Salvador. Estamos nos organizando para um evento ainda maior, que agregue para expositores e visitantes”, conta.

Enquanto a segunda edição do encontro não chega, o iBahia relembra como foi a 1ª edição do evento.


				
					Salvador terá maior evento da construção da região; relembre 1ª edição
Salvador terá maior evento da construção da região; relembre 1ª edição. Foto: Marina Teixeira/Sistema FIEB

Relembre como foi a 1ª edição do ConstruNordeste

A 1ª edição do ConstruNordeste aconteceu entre os dias 20 e 22 de setembro de 2023 no Centro de Convenções. Foram mais de 25 mil visitantes, 154 expositores, sendo 62% baianos, e 1.200 pessoas trabalhando. Na programação, o evento teve feira de produtos e serviços, rodadas de Negócios, maratona de inovação e painéis temáticos.

“Conseguimos ativar a cadeia de uma indústria importantíssima para a Bahia e o Brasil e o evento superou nossas expectativas”, resumiu Alexandre Landim, do Sinduscon-BA. Ele destacou ainda que a ContruNordeste contou com 39 palestras em painéis temáticos, que tiveram mais de 5 mil participantes.


				
					Salvador terá maior evento da construção da região; relembre 1ª edição
Salvador terá maior evento da construção da região; relembre 1ª edição. Foto: Marina Teixeira/Sistema FIEB

Além de expositores e empresários do setor, a cerimônia de abertura contou ainda com a presença de várias autoridades, incluindo o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito Bruno Reis.

"Salvador precisava de um evento como esse. A gente vive o melhor momento da história no setor da construção civil. Nunca se gerou tantos empregos com carteira assinada, nunca tivemos tantos investimentos públicos e privados, e um evento desse vem para coroar, para potencializar ainda mais esse setor tão importante para nossa economia", ressaltou Bruno Reis.

O crescimento e o potencial desenvolvimento da área também foram comentados por Jerônimo Rodrigues, ressaltando a ação do governo estadual e federal no resultado.

"Nós estamos em um momento na Bahia de alta, porque a gente vem de um governo Rui Costa, que abriu muitas licitações... construímos estradas, escolas, hospitais, policlínicas. E agora, com o governo Lula, reascende a animação desse setor. O PAC, que é o Programa de Aceleração do Crescimento, traz para o Brasil, e para a Bahia em especial, o investimento na área de ferrovias, estradas, Minha Casa Minha Vida... Então, nós podemos dizer com muito orgulho do potencial que nós temos".


				
					Salvador terá maior evento da construção da região; relembre 1ª edição
Salvador terá maior evento da construção da região; relembre 1ª edição. Foto: Aline Gama/iBahia

Com o sucesso da primeira edição, o projeto deve entrar para a agenda de eventos da capital baiana. “Tínhamos como estratégia ampliar a nossa atuação num segmento tão importante para o Brasil e a Bahia e foi uma grata surpresa”, celebrou Rogério Bruxellas, presidente da Rede Bahia.


				
					Salvador terá maior evento da construção da região; relembre 1ª edição
Salvador terá maior evento da construção da região; relembre 1ª edição. Foto: Aline Gama/iBahia

O empresário Carlos Henrique Passos, presidente da Fieb, ressaltou que o foco da ContruNordeste é fortalecer a indústria baiana: “Considero que o evento teve sucesso pleno, por isso é importante já trabalhar na próxima edição, em 2024, com o objetivo de fortalecer a indústria baiana”.


				
					Salvador terá maior evento da construção da região; relembre 1ª edição
Salvador terá maior evento da construção da região; relembre 1ª edição. Foto: Aline Gama/iBahia

Rodada de Negócios

Durante a primeira edição da ConstruNordeste, aconteceu também uma interação entre expositores e visitantes ao estilo Rodada de Negócios, patrocinada pelo Sebrae, pela Fieb e pelo Sinduscon. A ideia foi criar sinergia entre as empresas fornecedoras nacionais e internacionais em reuniões com arquitetos, engenheiros, construtores, estudantes, lojistas e distribuidores de materiais de construção.

Ficcon - Fórum da Indústria da Construção Civil Nordeste

O Fórum da Indústria da Construção Civil Nordeste (Ficcon) aconteceu em paralelo à ConstruNordeste no ano passad. O encontro promoveu a troca de conhecimentos, fomentou o networking e impulsionou o desenvolvimento desse ecossistema na região. O Fórum abordou temas relevantes para a indústria da construção civil, como tecnologias inovadoras, práticas sustentáveis, gestão de projetos, legislação, financiamento, entre outros.

Sustentabilidade

Comprometida com as normativas ligadas às ODS (Objetivos de desenvolvimento sustentável) da Organização das Nações Unidas (ONU), a feira adotou a ação sustentável voltada para créditos de carbono ou Redução Certificada de Emissões (RCE), que são certificados emitidos quando ocorre a redução de emissão de gases do efeito estufa (GEE).

Por convenção, uma tonelada de dióxido de carbono (CO₂) equivalente corresponde a um crédito de carbono. A compensação se dá por meio do plantio de árvores correspondentes à quantidade de gases de efeito estufa que são emitidos em cada situação. Ou seja, quanto maior for o evento, mais árvores serão plantadas para captar CO₂ e armazená-lo em forma de biomassa, retirando assim os gases da atmosfera.

A ConstruNordeste tem a realização da Bahia Eventos e conta com a parceria institucional do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CONSTRUNORDESTE :

Ver mais em ConstruNordeste