Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > infraestrutura
Whatsapp Whatsapp
Desabamento

Escombros de casarão do Comércio serão removidos na sexta (26)

Segundo informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), as atividades serão iniciadas a partir das 08h

Mayra Lopes • 25/01/2024 às 18:05 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Os escombros do casarão, que desabou no bairro do Comércio, em Salvador, serão removidos a partir da sexta-feira (26). Segundo informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), as atividades serão iniciadas a partir das 08 horas e incluem a retirada de áreas instáveis.


				
					Escombros de casarão do Comércio serão removidos na sexta (26)
Casarão desaba no bairro do Comércio, em Salvador. Foto: Reprodução/TV Bahia

Sósthenes Macedo, diretor da Defesa Civil (Codesal), informou que a equipe técnica da entidade fez a solicitação de apoio para a Sedur, na demolição das partes remanescentes, em comum acordo com as deliberações do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Leia mais:

No momento, a via que dá acesso ao imóvel, onde funcionava o restaurante Colon, está interditada. Somente com o término dos serviços que a faixa da Praça Conde dos Arcos será liberada.

O acidente

Parte do prédio histórico desabou na tarde desta quinta-feira (25). Por volta do meio-dia, técnicos da Codesal ampliavam a área de isolamento do imóvel e o barulho chamou atenção. Todos correram e o volume de poeira assustou as pessoas que estavam na região.

Segundo o engenheiro da Codesal, que conduzia o trabalho no momento do desabamento, o prédio faz parte de um contexto de proteção do Iphan, mas é uma propriedade privada.

Em nota, o Iphan informou que realizava investigações desde 2022 para encontrar os donos do imóvel e responsáveis por sua manutenção. Recentemente, o instituto identificou o proprietário e ele será atualizado e notificado da situação.

Até o fim da tarde desta quinta (25) toda a área seguem isolada.

Vídeo: Reprodução/Redes sociais

Problemas estruturais

Por falta de manutenção, o casarão tinha apresentado problemas estruturais. Segundo a Codesal, os primeiros indícios foram constatados em uma vistoria realizada em 28 de setembro de 2020, quando o espaço foi evacuado pela Defesa Civil.

O responsável pelo estabelecimento foi notificado para suspender as atividades comerciais até que o risco fosse sanado, com a realização de serviços de recuperação e reforço estrutural das partes instáveis, principalmente nos dois últimos pavimentos superiores, sob a supervisão de profissional habilitado junto ao CREA/CAU.

O prédio é histórico e abrigou por mais de 100 anos o famoso restaurante Colon. Um dos mais tradicionais de Salvador, o restaurante fechou as portas em 2021, após mais de 100 anos de fundação. O estabelecimento faz parte da história da capital baiana e chegou a ser referenciado por Jorge Amado em seu livro "O Sumiço da Santa".

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM INFRAESTRUTURA :

Ver mais em Infraestrutura