Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > infraestrutura
Whatsapp Whatsapp
Susto

Incêndio atinge igreja tombada na cidade de Valença, na Bahia

Altar da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Valença, foi atingido

Gabriela Braga • 19/11/2023 às 16:27 • Atualizada em 20/11/2023 às 11:08 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Um incêndio atingiu de parte da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus na cidade de Valença, no Baixo Sul baiano, nas primeiras horas deste domingo (19).

Testemunhas indicam que o fogo teria começado na parte lateral da igreja. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Técnica acompanham a investigação e perícia sobre a ocorrência. Segundo a Polícia Civil, a 1ª Delegacia Territorial de Valença, que apura o incêndio, expediu guias periciais para saber as causas.

Leia mais:


				
					Incêndio atinge igreja tombada na cidade de Valença, na Bahia
Incêndio atinge igreja tombada na cidade de Valença, na Bahia. Foto: Reprodução

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio foi debelado com sucesso, sem a necessidade de reforços de pessoal ou equipamentos e não houve vítimas desta ocorrência.

Dentre a principal área e itens atingidos, estão o Altar de Nossa Senhora, onde constava a Imagem de Nossa Senhora das Dores (origem barroca) e a Cruz com Cristo (origem barroca).

No local, foi recuperado um terço de Nossa Senhora das Dores. Veja imagens do trabalho dos bombeiros:

Bombeiros trabalham para debelar as chamas Divulgação

Através de nota, a Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBa), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), informou que já está trabalhando para firmar um convênio emergencial para realização de um reparo urgente nas áreas atingidas.

Desde 2001, a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus é tombada provisoriamente pelo IPAC, unidade vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia, e é de relevante interesse artístico arquitetônico e urbanístico para o estado. Em 2022, o IPAC entregou à administração da Igreja projetos de recuperação estrutural da cobertura da Igreja no valor de R$100 mil. A Igreja foi construída em 1759 e inaugurada em 1801.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM INFRAESTRUTURA :

Ver mais em Infraestrutura