Os moradores das casas desapropriadas ao redor de uma cratera em Candeias, cidade da Região Metropolitana de Salvador, na terça-feira (23), receberão auxílio aluguel. Ao menos 35 casas foram interditadas pela Defesa Civil e começarão a deixar os imóveis nesta quarta-feira (24).
Em nota, a prefeitura da cidade informou os moradores receberão o auxílio enquanto não possuem um imóvel definitivo para onde voltar. As famílias da região do distrito de Menino Jesus tem um prazo de cinco dias para deixar as casas. Os moradores sofrem com os problemas causados pela cratera, que foi se aprofundando ao longo do tempo, há 25 anos.
Leia também:
Segundo relato de uma moradora ao Jornal da Manhã, a atual cratera começou como um pequeno córrego que, por descaso, cresceu até o tamanho atual. A área é considerada de alto risco e afeta a infraestrutura dos imóveis ao redor.
Defesa Civil condenou casa após avaliações no entorno da cratera
A notificação da Defesa Civil é para retirada imediata dos moradores. A região afetada, que já era tratada como área de risco, agora passou a ser um local inseguro para moradia. A medida foi adotada pelo órgão municipal, após diversas fiscalizações realizadas no entorno da rua onde a cratera apareceu.
Ainda segundo moradores, as fortes chuvas afetaram a velocidade da erosão. O secretário de infraestrutura da cidade, os moradores da região receberão novas casas na mesma região, que será aterrada e reestruturada.
"Os moradores sós sairão do auxílio aluguel para a casa própria", afirmou o secretário Ruy Barbosa, que também pontuou que a cratera se intensificou com a chuva.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!