Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > infraestrutura
Whatsapp Whatsapp
Transtornos

Moradores de São Cristóvão enfrentam alagamentos há mais de 24h

Chuvas e a abertura das comportas da barragem do Rio Ipitanga causam transtornos aos moradores até esta terça (9)

Iamany Santos • 09/04/2024 às 8:29 • Atualizada em 09/04/2024 às 9:20 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A rua Norte 2, localizada no bairro de São Cristóvão, em Salvador está alagada há mais de 24 horas devido as fortes chuvas que atingiram Salvador desde domingo (7). Para além da chuva, os moradores relatam que tiveram as casas invadidas pela água do temporal e da barragem do Rio Ipitanga 1, que abriu as comportas.


				
					Moradores de São Cristóvão enfrentam alagamentos há mais de 24h
Moradores de São Cristóvão enfrentam alagamentos há mais de 24h. Foto: Reprodução/ TV Bahia

Em entrevista à TV Bahia, o morador Islan Silva contou que o alagamento é recorrente e que acontece há mais de 20 anos. De acordo com ele, toda vez que chove, a barragem abre as comportas e os moradores ficam ilhados por mais de um dia.

Leia mais:

"O pessoal da barragem não pode segurar a água, eles têm que abrir as comportas, se não corre o risco da barragem estourar. Mesmo sabendo dessa situação, eles abrem as comportas e o rio acaba transbordando", contou o morador.

A barragem Ipitanga 1 fica localizada no bairro Boca da Mata e alimenta o Rio Ipitanga, que passa pelos bairros Parque São Cristóvão, Cassange e desagua na foz do Rio Joanes, em Lauros de Freitas, cidade da Região Metropolitana de Salvador.

"Todo ano a barragem abre as comportas e acaba alagando, porque o rio transborda. Não suporta a quantidade da água da barragem com a água da chuva. Precisa urgente de uma macrodrenagem", afirmou Islan Silva.

Mesmo após investimentos na área, Parque São Cristóvão- Cassange segue com problemas

Ainda conforme o relato do morador, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) realizou uma obra com investimento de mais de R$ 200 milhões na área do Rio Ipitanga, mas não houve intervenção no trecho do Parque São Cristóvão-Cassange.

A Associação de Moradores do Cassange e o Conselho Comunitário de São Cristóvão tem tentado entrar em contato com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e as secretarias de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura Hídrica e Saneamento, mas ainda não conseguiram resposta.

Islan Silva contou que o volume de água deve baixar na madrugada de quarta-feira (10), caso as comportas da barragem sejam fechadas.

"Se eles segurarem as comportas da barragem, acredito que por volta de 0h ou 1h a gente consiga enxergar o asfalto. Se eles continuarem com elas abertas, pode ser que amanhã ainda esteja alagado", disse preocupado.

O que dizem as autoridades

Em nota, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que o alagamento de parte da localidade de Cassange/São Cirstóvão reflete o grande volumes de chuvas que caiu na bacia do rio Ipitanga, que passa próximo às moradias.

Ainda de acordo com a empresa, a abertura parcial das comportas da barragem de Ipitanga 1, iniciada na semana passada, é uma medida necessária para garantir a segurança estrutural.

"A existência da barragem, na verdade, possibilita uma liberação gradual da água acumulada, servindo como contenção ao aumento súbito do nível do rio em época de chuvas", disse em nota.

Já a Conder, disse que as obras de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga já foram finalizadas e que o trecho agora conta com seis reservatórios de amortecimento, sendo quatro na calha do rio Ipitanga e dois em afluentes.

De acordo com a Conder, o Reservatório de Amortecimento 1 possui volume aproximado de armazenamento de 315 mil m³ de água das chuvas, e está situado na localidade de Cassange, área próxima à barragem da represa Ipitanga 1.

Esse reservatório, conforme a Conder, impediu que ao menos 315 mil metros cúbicos de água potencializassem os estragos causados pelas fortes chuvas na região.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM INFRAESTRUTURA :

Ver mais em Infraestrutura