A travessia sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, no trecho que passa por Itapebi, no sul da Bahia, será reaberta no dia 20 de junho, operando em sistema de "Pare e Siga" e limitada ao tráfego de veículos leves e vans. A medida emergencial foi anunciada na quinta-feira (5) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.

Interditada desde o início de maio, a ponte de 186 metros de extensão é uma ligação essencial entre a zona rural e o centro de Itapebi. O bloqueio tem gerado transtornos à população local.
Leia também:
A construção de uma nova ponte, com 510 metros de comprimento, será iniciada em julho ao lado da estrutura atual. O projeto receberá um investimento estimado em R$ 100 milhões e tem previsão de conclusão em até 12 meses.
“Finalizamos todos os estudos técnicos e, agora, vamos liberar a ponte para carros pequenos e vans. Isso já vai aliviar bastante a situação da população, que precisa circular para trabalhar, estudar ou buscar atendimento de saúde”, afirmou o ministro.

Ponte sobre o Rio Jequitinhonha: reabertura ocorrerá após a realização de serviços emergenciais
O Ministério dos Transportes informou ao g1 que a reabertura da ponte ocorrerá após a realização de serviços emergenciais definidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), como a retirada de uma camada de asfalto e a limpeza do sistema de drenagem.
Essas intervenções visam reduzir o peso sobre a estrutura e possibilitar o monitoramento do comportamento da ponte durante um período de 15 dias. Ao término desse prazo, o DNIT fará uma nova avaliação para determinar se será viável liberar o tráfego para veículos mais pesados.
Técnicos do DNIT irão coordenar uma operação conjunta com o Governo Federal, o Governo da Bahia e forças policiais para fiscalizar o cumprimento das restrições, especialmente a proibição de passagem de veículos pesados. O Ministério dos Transportes alertou que o tráfego irregular pode comprometer a estrutura da ponte e levar a uma nova interdição total.
Enquanto isso, os desvios provisórios implantados na região permanecem em funcionamento, servindo como rotas alternativas para caminhões e carretas. Veja abaixo:
- Para ambos os sentidos da BR-101: Seguir pela BA-275 até Santa Maria Eterna, acessar a BA-658, depois a BA-982, em seguida a BA-274 e retorne à BR-101 no km 646;
- Sentido Espírito Santo → Salvador: No km 920 da BR-101 acesse a BR-418 no distrito de Posto da Mata, em Nova Viçosa, no extremo sul, e siga até a BR-116, em Teófilo Otoni, em Minas Gerais;
- Sentido Itabuna → Espírito Santo: No km 506 da BR-101, em Itabuna, no sul, acesse a BR-415 e siga até a BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste.

Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
