Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > justiça
Whatsapp Whatsapp
1° vez

Eleição para conselhos tutelares usa urnas em cidades da BA

Ação acontece com auxílio das urnas eletrônicas em 223 municípios, neste domingo (1°)

Redação iBahia • 29/09/2023 às 16:23 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A eleição dos Conselhos Tutelares acontece neste domingo (1°), em todo o país. Na Bahia, os 417 municípios baianos contam com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e, pela primeira vez, por meio de urnas eletrônicas em 223 cidades.

De acordo com o g1 Bahia, os demais municípios que não terão os equipamentos eletrônicos utilizarão cédulas em urnas de lona, também do órgão. Poderão votar todos os cidadãos a partir dos 16 anos com situação regular com a Justiça Eleitoral. O voto é secreto, direto, facultativo e só é permitido escolher um candidato.

Leia mais:


				
					Eleição para conselhos tutelares usa urnas em cidades da BA
Foto: Justiça Eleitoral

Os eleitores que tiverem interesse em participar devem apresentar, obrigatoriamente, documento com foto ou e-título. Além disso, é recomendável verificar o endereço de votação no site do Tribunal Regional Eleitoral ou da prefeitura. A votação acontecerá das 8h às 17h.

Ao todo serão escolhidos 2.225 membros para compor os 445 Conselhos Tutelares existentes na Bahia. Cada um possui 5 membros titulares. Os eleitos terão mandato de 2024 até 2027.

Os conselhos tutelares são órgãos permanentes, autônomos e que zelam pelo direito das crianças e dos adolescentes. Conselho Tutelar é responsável, entre outras funções, por fiscalizar e monitorar entidades de atendimento infanto-juvenil tanto do poder público, quanto da sociedade civil.

Os conselheiros possuem mandato de quatro anos. Se quiser se reeleger, o conselheiro tem que se candidatar novamente.

Os conselhos tutelares são órgãos permanentes, autônomos e zelam pelo direito das crianças e dos adolescentes. Entre outras funções, o Conselho Tutelar é responsável por fiscalizar e monitorar entidades de atendimento infanto-juvenil tanto do poder público, quanto da sociedade civil.

A posse dos candidatos eleitos está prevista para o dia 10 de janeiro do ano que vem.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM JUSTIÇA :

Ver mais em Justiça