Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > justiça
Whatsapp Whatsapp
Decisão

Justiça determina cancelamento de show de Gusttavo Lima na Bahia

Contratante foi cidade em situação de emergência, que pagaria R$ 1,3 milhões por apresentação. Decisão impede que município faça pagamento

Alan Oliveira • 02/02/2024 às 16:47 • Atualizada em 02/02/2024 às 19:39 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Justiça da Bahia determinou nesta sexta-feira (2) o cancelamento do show que Gusttavo Lima foi contratado para fazer em Campo Alegre de Lourdes, no norte do estado.


				
					Justiça determina cancelamento de show de Gusttavo Lima na Bahia
Justiça determina cancelamento de show de Gusttavo Lima na Bahia. Foto: Reprodução / Redes sociais

A decisão saiu após uma ação civil movida pelo Ministério Público (MP-BA) contra o município, que pagaria R$ 1,3 milhões para o cantor, mesmo estando em situação de emergência por causa da seca.

Leia mais:

O show está marcado para o dia 9 de fevereiro, dia da padroeira da cidade, que tem o mesmo nome que ela.

Conforme a determinação judicial, o município não deverá fazer nenhum repasses de valores à Balada Eventos e Produções, responsável pelo evento.

Na decisão, o juiz Vanderley Andrade de Lacerda destacou que o MP informou que o valor gasto com o artista representaria mais que o orçamento de toda a Secretaria Municipal de Cultura estabelecido na Lei Orçamentária Anual de 2023 e também de 2024.


				
					Justiça determina cancelamento de show de Gusttavo Lima na Bahia
Cantor se apresenta em festa da padroeira da cidade no dia 9 de fevereiro. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Além disso, a Justiça aponta que a festa expressa gastos públicos desproporcionais às ações prioritárias da cidade, sem qualquer estudo acerca do retorno econômico que seria trazido com a promoção do evento.

Também na ação, conforme apontou a Justiça, o Ministério Público registrou que:

  • Graves problemas financeiros e estruturais, de forma pública e notória, afetam os moradores da cidade
  • O município foi recentemente classificado com o quinto pior índice da Bahia no que diz respeito à gestão da saúde, educação e saneamento;
  • O Decreto nº 59, de 11 de setembro de 2023, declarou situação de emergência no Município de Campo Alegre de Lourdes.

Na decisão, o juiz destacou que "compulsando detidamente todos os documentos analisados, verifico que o alto custo da realização do show 'Gusttavo Lima' é desastroso diante da capacidade financeira e orçamentária do Município, que encontra-se em declarada situação de calamidade pública, recebendo verbas para investimento na cultura em quase quatro vezes inferior ao valor pago a banda”.

Liminar do TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia também deferiu medida liminar determinando a suspensão imediata de todos os atos e efeitos do contrato assinado pela prefeitura para o show.

Tomada pelo conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, a decisão deverá ser cumprida até que o Pleno do TCM decida sobre o mérito do Termo de Ocorrência que foi instaurado pela 21ª Inspetoria Regional de Controle Externo, sediada em Juazeiro.

Em nota, o TCM informou que o conselheiro substituto mandou comunicar com urgência a decisão monocrática ao prefeito Enilson Marcelo da Silva, para que ele cumpra de imediato, sob pena de caracterização de desobediência à determinação da Corte de Contas.

Em caso de descumprimento, pode ocorrer multa, oferecimento de representação ao MP para apuração do caso e determinação de ressarcimento de prejuízos causados ao erário.

O que diz a prefeitura

Nas redes sociais, a prefeitura anunciou o cancelamento de toda a festa. "Em cumprimento da decisão judicial, a pedido do Ministério Público, o município comunica o cancelamento da festa programada para o dia 09 de fevereiro de 2024", diz a publicação.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM JUSTIÇA :

Ver mais em Justiça