Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > justiça
Whatsapp Whatsapp
Juazeiro

Justiça determina fechamento de comunidades terapêuticas na Bahia

Condições precárias de higiene e falta de atualização de fichas dos residentes estão entre irregularidades

Mari Leal • 23/01/2024 às 9:59 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Após detectar irregularidades, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou o fechamento de duas comunidades terapêuticas com atuação em Juazeiro, no norte da Bahia. A denúncia foi feita pelo Ministério Publico do Estado (MP-BA).


				
					Justiça determina fechamento de comunidades terapêuticas na Bahia
Condições precárias de higiene e falta de atualização de fichas dos residentes estão entre irregularidades. Foto: Divulgação / Prefeitura de Juazeiro

Entre as irregularidades apontadas estão a inexistência de responsável técnico de nível superior legalmente habilitado; falta de recursos humanos em período integral, em número compatível com as atividades desenvolvidas; inexistência de Procedimento Operacional Padronizado (POP) para lavanderia e higienização e limpeza da estrutura física do estabelecimento e condições precárias na conservação em ambientes internos e externos.

Leia mais:

Além de determinar o fechamento do Centro de Recuperação Desafio Jovens do Sertão e do Centro de Restauração Filadélfia, o juiz José Goes Filho os obrigou a não acolher novos residentes. A medida será tomada até as comunidades seguirem as diretrizes do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad).

Também foram detectadas a falta de sala para acolhimento de residentes, familiares e visitantes; condições de higiene precária nos banheiros; falta de atualização na ficha de acompanhamento dos residentes, entre outros.

Na sentença, também foi determinado que os gestores dos centros terapêuticos forneçam as fichas cadastrais e documentos pessoais de todos os acolhidos nas unidades a uma equipe de saúde mental designada pela Prefeitura de Juazeiro.

A gestão municipal deverá fazer a triagem dos pacientes com os encaminhamentos necessários, inclusive, para inclusão na rede de saúde mental do município para tratamento de saúde.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM JUSTIÇA :

Ver mais em Justiça