Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > justiça
Whatsapp Whatsapp
Compras de Natal

Troca de presente? Saiba quais as regras para trocar um produto

Comuns nessa época do ano, a troca de produtos pode ser uma dor de cabeça para muitos consumidores. Confira quais os direitos de quem compra!

Iamany Santos • 25/12/2023 às 7:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Natal é o momento de presentear e muitas pessoas investem um bom dinheiro escolhendo algo especial para amigos e familiares. Porém, nem sempre a escolha agrada ou o produto chega as mãos do presenteado com qualidade.


				
					Troca de presente? Saiba quais as regras para trocar um produto
Comuns nessa época do ano, a troca de produtos pode ser uma dor de cabeça para muitos consumidores. Confira quais os direitos de quem compra!. Foto: Canva Fotos

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), documento estabelecido pela Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) para proteger os consumidores,prevê uma série de regras para a devolução ou troca de um produtor.

Leia mais:

Comuns nessa época do ano, a troca de produtos pode ser uma dor de cabeça para muitos consumidores. Confir abaixo algumas regras que podem facilitar a entender qual o direito do consumidor nesses casos:

  • Segundo o Procon, os estabelecimentos só são obrigados a devolver um produto em caso de defeito ou problema. Nesses casos, a loja possui um prazo de 30 dias para solunconar o problema do produto.Caso isso não aconteça no prazo, o consumidor pode optar pela troca do produto, devolução do dinheiro ou abatimento proporcional do preço.
  • O Código de Defesa do Consumidor não obriga os estabelecimentos a realizar a troca de produtos por motivo de gosto ou tamanho. Nesses casos, o consumidor pode fazer um acordo no momento da compra, mas o ideal é que este combinado esteja fomalizado na nota fiscal. Fuja do boca a boca!
  • No caso de compras online, os sites possibilitam que o consumidor desista da compra. Esse processo deve ser feito dentro de sete dias a partr da data da compra do produto ou do recebimento do mesmo.
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM JUSTIÇA :

Ver mais em Justiça