Mais de 380 funcionários diretos e indiretos foram demitidos da Unigel Agro BA (FAFEN-BA), empresa localizada na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. Os desligamentos aconteceram na última semana.
De acordo com informações o Sindicato dos Químicos (Sindiquímica), o comunicado de paralisação das operações foi feito na quarta-feira (1º) e os funcionários agora cumprem os 30 dias de aviso prévio. Em nota, a empresa afirmou que segue em negociação com a Petrobras para viabilizar a operação na Bahia.
Leia também:
No entanto, a Proquigel alega que vem operando a unidade da Unigel na Bahia, produtora de fertilizantes nitrogenados da Petrobras, de forma deficitária desde o final de 2022, especialmente em razão do alto custo do gás natural fornecido pela Petrobras.
Entre os 384 trabalhadores impactados estão: 264 funcionários diretos e 120 indiretos. Ainda segundo a Sindiquímica, cerca de 30% deles realizaram qualificação no Senai Cimatec e estão no primeiro emprego.
A Unigel é a maior produtora nacional de fertilizantes nitrogenados e fornece insumos utilizados na agricultura, nos veículos, nos eletrodomésticos e mais.
O que disse à Petrobras e a Unigel
Em nota, a Petrobras explicou que as "Plantas de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia e Sergipe estão arrendadas pela Petrobras à Unigel desde 2020. Em junho de 2023, Petrobras e Unigel assinaram Acordo de Confidencialidade (Non Disclosure Agreement- NDA) com o objetivo de buscar oportunidades (i) na área de fertilizantes, (ii) em hidrogênio verde e (iii) em baixo carbono."
A entidade explicou que "as empresas vêm conversando sobre estas oportunidades, sendo o contrato de industrialização por encomenda (“Tolling”) umas das discussões em andamento. As tratativas permanecem, sob o acordo de confidencialidade, mas, até o momento, não foi tomada nenhuma decisão acerca destas oportunidades. A Petrobras está honrando o acordado
Já a Unigel informou que "continua em negociação com a Petrobras para viabilizar a operação da Unigel Agro Bahia. Estamos confiantes que chegaremos em uma solução que seja boa para ambas as partes. O envio do aviso prévio aos funcionários é uma medida protetiva, que pode ser revertida a qualquer momento no período de 30 dias".
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!