Depois de 13 dias de combate, o incêndio florestal que atingiu a área de proteção ambiental na Serra do Barbado, na Bahia, foi controlado pelos bombeiros militares e brigadistas voluntários.
Neste sábado (9), foi iniciado o trabalho de monitoramento em toda a área que foi atingida para que possam ser extintos possíveis novos focos que possam desencadear novos incêndios.
Leia também:
As chamas começaram no dia 25 de novembro e atingiu o local que fica entre as cidades de Abaíra e Rio de Contas, que possui grande importância ecológica por conta das nascentes que existem na região.
“Percorrer o perímetro do incêndio para atacar diretamente as chamas nessa região é muito desgastante. O apoio dos brigadistas voluntários que conhecem a área é de extrema importância. Os moradores locais da comunidade de Guarda Mor, de Abaíra, permitiram que as equipes chegassem às chamas por acessos de algumas trilhas de turismo daquela região”, comentou o Bombeiro Militar Adroaldo Cruz sobre o trabalho.
Foi realizado também o combate ao incêndio subterrâneo, que por ser difícil de ser detectado requer uma atenção especial para evitar novos focos de chamas.
Ao longo dos 13 dias de combate foram feitas reuniões com secretários de Meio Ambiente e de Turismo de Rio de Contas para falar sobre a conscientização das pessoas sobre o uso do fogo e perigo dos grandes incêndios florestais.
Lucas Mascarenhas
Lucas Mascarenhas
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!