Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > meio ambiente
Whatsapp Whatsapp
Meio ambiente

Filhotes de ararinhas-azuis nascem no sertão da Bahia após 37 anos

Espécie natural do sertão baiano foi considerada extinta por 20 anos. Filhotes nasceram há 10 dias, mas notícia foi divulgada nesta segunda (30)

Iamany Santos • 30/10/2023 às 18:41 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Depois de 37 anos, dois filhotes de ararinha-azul (espécie Cyanopsitta spixii) nasceram no município de Curaçá, no norte da Bahia. A espécie é considerada endêmica da região, o que significa que ocorre exclusivamente no sertão da Bahia.


				
					Filhotes de ararinhas-azuis nascem no sertão da Bahia após 37 anos
Ararinhas-azuis nascida em Curaçá há cerca de 10 dias. Foto: Divulgação/ACTP

Nascimento aconteceu há 10 dias, mas só foi divulgado nesta segunda-feira (30) para garantir a segurança das aves.

Leia mais:

Segundo pesquisadores da Associação para a Conservação de Papagaios Ameaçados (ACTP) no Brasil, a taxa de sobrevivência é muita baixa nas primeiras semanas após o nascimento. Por isso, os próprios especialistas evitaram acessar o ninho das aves para não perturbar os animais.

Segundo o g1, os filhotes são frutos do casal formado pelo macho "Bizé", que recebeu o nome em homenagem a um morador curaçaense, com uma fêmea libertada em dezembro. O casal e os filhotes recém-nascidos formaram a primeira família em vida livre.

Os filhotes são monitorados e a reprodução aconteceu em um dos ninhos artificiais fixados no topo de uma caraibeira, uma das árvores preferi das das ararinhas.


				
					Filhotes de ararinhas-azuis nascem no sertão da Bahia após 37 anos
Ararinha-azul que nasceu em Curaçá. Foto: Divulgação/ACTP

"A primeira ninhada de ovos se mostrou infértil, mas a determinação do casal prevaleceu, e a segunda ninhada continha dois ovos férteis, levando ao nascimento de dois filhotes saudáveis", disse o diretor da Associação para a Conservação de Papagaios Ameaçados (ACTP) no Brasil, Cromwell Purchase.

Para os pesquisadores, os pais estão se saindo bem nos cuidados iniciais, o que representa mais um aspecto promissor para o futuro da espécie.

"Essa notícia nos enche de esperança e motiva para continuarmos firmes no trabalho fundamental de reflorestamento junto à comunidade, para que possamos proporcionar para a nova geração de ararinha-azuis alimento e moradia em seu novo lar", contou o diretor da Bluesky, Ugo Vercillo, responsável pelo projeto de reflorestamento das unidades de conservação e parceira na gestão do Centro de Reintrodução da Ararinha-azul.

As ararinhas-azuis da spixi ficaram bem conhecidas após o filme "Rio", produzido pela 20th Century Fox Animation e pela Blue Sky Studios. Por 20 anos, chegaram a ser consideradas extintas da natureza por mais de 20 anos.

O trabalho de reintrodução da espécie no habitat natural, feito pela ONG alemã ACTP e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), repatriou 52 aves da espécie, há 3 anos. Todas elas foram recuperadas de cativeiros fora do Brasil.

Depois de um tempo, as aves passaram uma temporada em um viveiro da ONG alemã, no país europeu. E, em 2020, foram levadas para um viveiro para elas, em Curaçá, na caatinga baiana, onde é o habitat natural das ararinhas.

Em 2022, as aves começaram a ser soltas na natureza gradativamente. Em junho, oito ararinhas-azuis ganharam vida livre no local. Em dezembro, mais 12 delas foram soltas.

Entre a extinção e o ressurgimento


				
					Filhotes de ararinhas-azuis nascem no sertão da Bahia após 37 anos
Ararinha-azul solta na Bahia. Foto: Divulgação/ACTP

A última ararinha-azul foi vista na zona rural de Curaçá há mais de 20 anos, na companhia de uma fêmea de de outra espécie, a arara Maracanã, e depois sumiu.

Ainda não se sabe ao certo o que aconteceu com a última ararinha-azul vista em Curaçá, único lugar de ocorrência da espécie em vida livres. Pesquisadores afirmam que o tráfico de animais e a destruição de parte do bioma da Caatinga são fatores para a extinção da espécie.

Ambientalistas e pesquisadores trabalham juntos desde 2009 em um projeto de reintrodução das ararinhas na natureza. No ano de 2012, foi criado

o Plano de Ação para Conservação da Ararinha-Azul (PAN), que inclui a reintrodução da rara espécie brasileira no território de origem.

O trabalho do plano de ação começou com o rastreamento das últimas ararinhas-azuis que existiam no mundo, todas elas em cativeiros. A maior parte delas foi encontrada no Catar, segundo os pesquisadores.

Curiosidades sobre a espécie


				
					Filhotes de ararinhas-azuis nascem no sertão da Bahia após 37 anos
Ararinhas no viveiro na Alemanha. Foto: ACTP
  • A Ararinha-Azul é a menor das araras (em comparação com a Arara-Azul grande e a Arara-Azul-de-Lear), tem apenas 55 cm e pesa, em média, 350g;
  • O nome científico Spixi dá uma pista da cor das penas dessa ave, que tem um azul mais claro, quase acinzentado;
  • As ararinhas-azuis podem viver por 30 anos. Elas entram em fase de reprodução aos 4 e só param aos 24;
  • As ararinhas são bastante barulhentas, principalmente quando ficam assustadas. As que foram soltas em Curaçá, como estavam em um cativeiro, não são muito "amigas" do homem;
  • Elas gostam de viver em grupo, principalmente fora do período de reprodução.
  • As ararinhas costumam se alimentar no início da manhã e no final da tarde;
  • Elas têm 14 itens alimentares, gostam muito de sementes, principalmente do pinhão e fruto de favela;
  • Os predadores das ararinhas são os saruês, morcegos, abelhas europeias, africanizadas, serpentes e aves de rapina, como o gavião;
  • As ararinhas acasalam no período reprodutivo, produzem os ovos. Em seguida, tem a incubação, que ocorre em média durante 26 dias. Os filhotes levam aproximadamente 90 dias para sair do ninho;
  • O período reprodutivo das ararinhas-azuis acontece normalmente entre novembro e maio, quando Curaçá registra chuva;
  • As ararinhas-azuis têm comportamento afetuoso e de proteção com os filhotes, enquanto eles estão nos ovos. A fêmea incuba os ovos durante a maior parte do tempo e o macho fica próximo ao ninho, de olho na família;
  • Os filhotes são incentivados pelos pais a caçar o próprio alimento. Com a chegada da maturidade, se tornam ainda mais independentes. As ararinhas querem que os filhos aprendam logo a deixar o ninho, porque enquanto estão no local, é o momento que mais sofrem riscos de predações;

*Sob supervisão do repórter Alan Oliveira

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MEIO AMBIENTE :

Ver mais em Meio Ambiente