O Instituto Oceanográfico da USP (IO/USP) revelou que mais de 95% do lixo nas praias brasileiras é plástico. Estima-se que 8,8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos a cada ano. Na Bahia, um estudo analisou o lixo plástico nas praias do sul do estado. Em cinco semanas de coleta em 2024, foram encontradas garrafas de mais de 20 países, o que destaca a quantidade de plástico no mar e nas correntes marítimas.

A pesquisa foi realizada pela Veracel, uma indústria de celulose da região. Começou em 2023 e, em 2024, o trabalho de coleta e catalogação tem sido feito semanalmente desde maio. Apenas nas primeiras cinco semanas, foram retirados 140 kg de plástico das praias perto do Terminal Marítimo de Belmonte, onde a Veracel transporta sua carga.
Leia também:
A maior parte do plástico recolhido é de garrafas produzidas na Ásia, que podem ter chegado ao mar de várias formas, inclusive de navios. Após coletado, o plástico é encaminhado para reciclagem e outros usos.

Apenas 9% do plástico produzido no mundo é reciclado, aponta estudo
Um estudo da ONG norte-americana Center for Climate Integrity revelou que somente 9% do plástico produzido no mundo é reciclado. No Brasil, a situação é ainda mais alarmante: apenas 1,3% do plástico é reciclado.

“Entender de onde está vindo o lixo mostra que não existe o conceito de jogar algo fora, pois o fora será sempre algum lugar. Por isso, ações de logística reversa e a conscientização da população quanto aos hábitos de reciclagem são necessidades globais”, disse Carolina Weber Kffuri, bióloga e especialista em Responsabilidade Social na Veracel.
Nesse sentido, alguns projetos voluntários buscam amenizar este cenário, por meio de ações sociais em grupo. Um deles é o Grupo de Amigos da Praia (GAP), de Ilhéus, no sul da Bahia, que realiza limpezas nas praias da cidade anualmente.
Projeto social vai realizar limpeza de praia em Ilhéus
O GAP promete realizar a maior limpeza de praia já vista na cidade, no dia 21, sábado. Como parte do movimento do Dia Mundial da Limpeza, o evento vai acontecer a partir das 8h, por toda a extensão da Praia da Avenida Litorânea.

Além da ação de limpeza, vão acontecer atividades de alongamento, conversas educativas, dinâmicas para crianças e sorteios.
O GAP é uma Organização da Sociedade Civil que busca promover a conservação da biodiversidade e da paisagem costeira, além do incentivo ao voluntariado. Com o evento, o grupo quer mobilizar a população ilheense para a maior limpeza de praia já realizada no município.
Além disso, a iniciativa visa acompanhar as ações do Dia Mundial da Limpeza, celebrado em 18 de setembro. A data é um movimento que mobiliza milhões de pessoas em todo o mundo para limpar suas cidades, praias e rios. Em 2023, as ações no Brasil tiveram como resultados:
• 600 mil voluntários participantes;
• 1220 toneladas de resíduos coletados;
• 27 estados mobilizados;
• 1.800.000 horas em trabalho voluntário;
• 2.034 árvores plantadas;
• 1.841 líderes mobilizadores;
• R$ 10.800.00 em economia para o Estado, com base nas horas de voluntariado;
• 47 milhões de pessoas impactadas através dos canais de comunicação.
Desde 2018, o GAP tem promovido ações nesse dia, visando unir forças em prol de um mundo mais limpo e sustentável.

Para participar da limpeza e das demais atividades, é só se inscrever por meio do link na biografia do Instagram da GAP.
Além da ação de limpeza, você pode se voluntariar para outros projetos do GAP: GAP Surf, GAP Educa, GAP Saúde, Composta Ilhéus, Reflorestamento, Bazar Solidário, Horta Comunitária, Gap Reconstrução, Recicla Ilhéus, Lojinha Sustentável, Armário Coletivo, Selo GAP de Sustentabilidade.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

