icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Plástico nos mares

Lixo nas praias do sul da Bahia vem de mais de 20 países, diz pesquisa

Pesquisa retirou 140kg de plástico de praias sul baianas, provenientes de mais de 20 países; projetos sociais fazem limpezas para amenizar problema

foto autor

Brenda Santos

12/09/2024 às 6:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O Instituto Oceanográfico da USP (IO/USP) revelou que mais de 95% do lixo nas praias brasileiras é plástico. Estima-se que 8,8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos a cada ano. Na Bahia, um estudo analisou o lixo plástico nas praias do sul do estado. Em cinco semanas de coleta em 2024, foram encontradas garrafas de mais de 20 países, o que destaca a quantidade de plástico no mar e nas correntes marítimas.


				
					Lixo nas praias do sul da Bahia vem de mais de 20 países, diz pesquisa
Lixo nas praias do sul da Bahia vem de mais de 20 países, diz pesquisa. ​Foto: Canva

A pesquisa foi realizada pela Veracel, uma indústria de celulose da região. Começou em 2023 e, em 2024, o trabalho de coleta e catalogação tem sido feito semanalmente desde maio. Apenas nas primeiras cinco semanas, foram retirados 140 kg de plástico das praias perto do Terminal Marítimo de Belmonte, onde a Veracel transporta sua carga.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

A maior parte do plástico recolhido é de garrafas produzidas na Ásia, que podem ter chegado ao mar de várias formas, inclusive de navios. Após coletado, o plástico é encaminhado para reciclagem e outros usos.


				
					Lixo nas praias do sul da Bahia vem de mais de 20 países, diz pesquisa
Lixo nas praias do sul da Bahia vem de mais de 20 países, diz pesquisa. ​Foto: Canva

Apenas 9% do plástico produzido no mundo é reciclado, aponta estudo

Um estudo da ONG norte-americana Center for Climate Integrity revelou que somente 9% do plástico produzido no mundo é reciclado. No Brasil, a situação é ainda mais alarmante: apenas 1,3% do plástico é reciclado.


				
					Lixo nas praias do sul da Bahia vem de mais de 20 países, diz pesquisa
Apenas 9% do lixo plástico produzido no mundo é reciclado. ​Foto: Canva

“Entender de onde está vindo o lixo mostra que não existe o conceito de jogar algo fora, pois o fora será sempre algum lugar. Por isso, ações de logística reversa e a conscientização da população quanto aos hábitos de reciclagem são necessidades globais”, disse Carolina Weber Kffuri, bióloga e especialista em Responsabilidade Social na Veracel.

Nesse sentido, alguns projetos voluntários buscam amenizar este cenário, por meio de ações sociais em grupo. Um deles é o Grupo de Amigos da Praia (GAP), de Ilhéus, no sul da Bahia, que realiza limpezas nas praias da cidade anualmente.

Projeto social vai realizar limpeza de praia em Ilhéus

O GAP promete realizar a maior limpeza de praia já vista na cidade, no dia 21, sábado. Como parte do movimento do Dia Mundial da Limpeza, o evento vai acontecer a partir das 8h, por toda a extensão da Praia da Avenida Litorânea.


				
					Lixo nas praias do sul da Bahia vem de mais de 20 países, diz pesquisa
Projeto social em Ilhéus vai promover limpeza de lixo de praia. ​Foto: Canva

Além da ação de limpeza, vão acontecer atividades de alongamento, conversas educativas, dinâmicas para crianças e sorteios.

O GAP é uma Organização da Sociedade Civil que busca promover a conservação da biodiversidade e da paisagem costeira, além do incentivo ao voluntariado. Com o evento, o grupo quer mobilizar a população ilheense para a maior limpeza de praia já realizada no município.

Além disso, a iniciativa visa acompanhar as ações do Dia Mundial da Limpeza, celebrado em 18 de setembro. A data é um movimento que mobiliza milhões de pessoas em todo o mundo para limpar suas cidades, praias e rios. Em 2023, as ações no Brasil tiveram como resultados:

• 600 mil voluntários participantes;

• 1220 toneladas de resíduos coletados;

• 27 estados mobilizados;

• 1.800.000 horas em trabalho voluntário;

• 2.034 árvores plantadas;

• 1.841 líderes mobilizadores;

• R$ 10.800.00 em economia para o Estado, com base nas horas de voluntariado;

• 47 milhões de pessoas impactadas através dos canais de comunicação.

Desde 2018, o GAP tem promovido ações nesse dia, visando unir forças em prol de um mundo mais limpo e sustentável.


				
					Lixo nas praias do sul da Bahia vem de mais de 20 países, diz pesquisa
Projeto social em Ilhéus vai promover limpeza de lixo de praia. ​Foto: GAP Ilhéus

Para participar da limpeza e das demais atividades, é só se inscrever por meio do link na biografia do Instagram da GAP.

Além da ação de limpeza, você pode se voluntariar para outros projetos do GAP: GAP Surf, GAP Educa, GAP Saúde, Composta Ilhéus, Reflorestamento, Bazar Solidário, Horta Comunitária, Gap Reconstrução, Recicla Ilhéus, Lojinha Sustentável, Armário Coletivo, Selo GAP de Sustentabilidade.

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Brenda Santos

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Meio Ambiente