icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Disputa

MST ocupa área de fazenda na BA; Governo Federal rebate movimento

MST afirma que área ocupada da Ceplac, em Itabela, é improdutiva; governo diz que espaço é usado para estudos

foto autor

Nathália Amorim

10/04/2024 às 9:35 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ocuparam uma fazenda, na terça-feira (9), na cidade de Itabela, no extremo sul da Bahia. Enquanto o grupo afirma que local é improdutivo, o Governo Federal rebateu, afirmando se tratar de um espaço destinado a estudos.


				
					MST ocupa área de fazenda na BA; Governo Federal rebate movimento
MST afirma que área ocupada da Ceplac, em Itabela, é improdutiva; governo diz que espaço é usado para estudos. Foto: Reprodução/TV Bahia

A propriedade ocupada abriga a estação de zootecnia da Comissão Executiva da Lavoura de Cacau (Ceplac), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Segundo o órgão, no local estão sendo realizados experimentos com leguminosas na dieta de animais, como vacas, bois e cavalos. Servidores trabalham na fazenda, que é ocupada ainda por equipamentos e laboratórios.

No momento, os funcionários que trabalham na fazenda aguardam as instruções do Governo Federal sobre o que fazer e como reagir à ocupação. Todos estão sendo mantidos na área interna da propriedade. Não há detalhes da quantidade de pessoas.

MST ocupa área da fazenda


				
					MST ocupa área de fazenda na BA; Governo Federal rebate movimento
MST informou que 400 trabalhadores estão ocupando a área externa do terreno. Foto: Reprodução/TV Bahia

O MST informou que 400 trabalhadores estão ocupando a área externa do terreno. Em nota enviada, a entidade explicou que a ação faz parte da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária, marcada para acontecer neste mês de abril.

O movimento relembra ainda o massacre do Eldorado dos Carajás, ocorrido em 17 de abril de 1996. Na ocasião, 19 trabalhadores foram mortos no Pará.

foto autor
AUTOR

Nathália Amorim

AUTOR

Nathália Amorim

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Meio Ambiente