Uma onça parda foi resgatada após ser encontrada dentro do banheiro de um sítio na cidade de Anagé, no sudoeste da Bahia. O caso inesperado aconteceu no sábado (6) e foi registrado por caseiros do sítio. Ninguém ficou ferido e o animal não apresentou violência.
12 horas ate o pessoal chegar inema monitorando, animal capturado com segurança, pm fez cobertura da area, inema cruz das almas com os dardos de tranquilizante
Leia também:
Conhecida como onça Sussuarana, o animal era um macho jovem, com 40 quilos. Ele foi encontrado debaixo da pia de um lavabo, localizado próximo à área da piscina do sítio e a suspeita é de que o animal estivesse explorando a região quando entrou na casa. Veja vídeo:
De acordo com o depoimento de Gibran de Matos, dono do sítio, o caseiro ligou às 6h da manhã informando a presença da onça no banheiro. Inicialmente, Gibran achou que fosse um gato, mas ficou surpreso após receber um vídeo mostrando o animal e confirmar a informação.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados e fizeram a cobertura da área para evitar a aproximação de outras pessoas. A onça permaneceu no banheiro em torno de 12 horas, até a chegada de um veterinário do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que precisou viajar de Cruz das Almas, no recôncavo baiano, até Anagé, para realizar o resgate. A captura foi feita através de uma operação com dardos tranquilizantes.
Onça parda resgatada está em centro de triagem de animais
Com a chegada do profissional, o animal foi sedado com um dardo tranquilizante e depois colocado em um caixote de madeira. A onça foi levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Vitória da Conquista, a 53 km de Anagé.
O animal segue no Cetas, nesta segunda-feira (8). Conforme o centro, a onça está saudável. Não há detalhes de quando ela será reinserida na natureza.
Santiago Neto
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!