Morreu na madrugada desta sexta-feira (26) Mãe Carmen, ialorixá que esteve à frente, do Ilé Ìyá Omi Àṣẹ Ìyámase, conhecido como Terreiro do Gantois, por mais de 20 anos.
Filha mais nova de Mãe Menininha do Gantois, Mãe Carmen estava internada há cerca de duas semanas no Hospital Português, em Salvador

Nascida em 1926, ela foi registrada apenas dois anos depois e completaria 99 anos na próxima segunda-feira (29). Quinta religiosa a comandar o Terreiro do Gantois, Mãe Carmen foi iniciada no candomblé ainda na infância, aos 7 anos de idade.
Ela assumiu a liderança da casa em 2002, dando continuidade a um dos mais importantes legados religiosos e culturais da Bahia.
Leia também:
Ao longo da trajetória, a ialorixá recebeu diversas homenagens, entre elas a canção “A Força do Gantois”, composta pelo sambista Nelson Rufino e lançada em agosto de 2011.

O velório será realizado nesta sexta-feira (26), no Terreiro do Gantois. O sepultamento está marcado para as 11h30 de sábado (27), no Cemitério Jardim da Saudade, também em Salvador.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

