Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Mulheres ultrapassam homens no lançamento de novos negócios

Estudo aponta que três quartos das empreendedoras ganham até três salários mínimos

Redação iBahia • 11/08/2017 às 15:00 • Atualizada em 26/08/2022 às 23:37 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

As mulheres ultrapassaram os homens na criação de novas empresas, mas ainda estão em parcela menor da população quando se trata de negócios estabelecidos há mais tempo e têm faturamento menor. A chamada taxa de empreendedorismo entre as mulheres — parcela frente ao total da população adulta, entre 18 e 64 anos — é de 15,4% para os novos empreendimentos, com menos de 3,5 anos de existência, enquanto para os homens é de 12,6%.

Entre os negócios mais antigos, com mais de 3,5 anos, a taxa feminina é menor, de 14,3%, frente a 19,6% dos homens. Os dados são da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no país pelo Sebrae, em parceria com Instituto Brasileiro Qualidade e Produtividade (IBQP), Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Outro aspecto que mostra a ainda desigualdade entre homens e mulheres é a renda. Quase três quartos (73,4%) das mulheres empreendedoras ganha até três salários mínimos, enquanto entre os homens essa parcela é menor: 59,3%. Três quartos das mulheres (72%) também opera negócios com faturamento até R$ 24 mil por ano (ou R$ 2 mil por mês), enquanto entre homens a fatia é menor, de 53%. Elas também empregam menos que os homens: 85% das empreendedoras não tem nenhum empregado atualmente, contra 66% dos homens.

“Portanto, as empreendedoras trabalham com menos empregados, faturamento mais modesto e expectativas mais modestas de criação de novos empregos. Em parte, este perfil mais modesto se deve à forte presença de mulheres que trabalham por conta própria, no grupo das mulheres empreendedoras”, aponta o documento.

Mais necessidade que oportunidade

A necessidade é apontada de forma mais frequente como a principal razão para a abertura de empresas entre as mulheres que entre homens. Entre as novas empresárias, 48% delas o fazem porque precisam, enquanto entre homens esse percentual é de 37%. Na avaliação do presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, “esse movimento de entrada de mulheres na atividade empreendedora pode ser explicado pela necessidade delas complementarem a renda familiar”.


Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias