icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Política

Baiano é nomeado para secretaria do Ministério da Igualdade Racial

Yuri Silva é ativista do movimento negro, jornalista e pesquisador. Baiano irá a Sinapir, considerada principal secretaria do Ministério

foto autor

Iamany Santos

24/05/2024 às 10:52 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O jornalista e pesquisador de políticas de direitos humanos e ativista do movimento negro, Yuri Silva, é o novo secretário do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), considerada a principal secretaria do Ministério da Igualdade Racial.


				
					Baiano é nomeado para secretaria do Ministério da Igualdade Racial
Baiano é nomeado para secretaria do Ministério da Igualdade Racial. Foto: Arquivo Pessoal

O novo gestor federal tem o objetivo fortalecer a organização e a articulação para implementação de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades raciais no Brasil. A nomeação de Yuri foi publicada na quinta-feira (23), no Diário Oficial da União.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Anteriormente, o baiano ocupava a diretoria de Políticas de Combate e Superação do Racismo da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, também no Ministério da Igualdade Racial.

O jornalista foi um dos nomes presentes na equipe de transição do governo Lula, em novembro de 2022, em Brasília. Ele integrou a coordenação do grupo de trabalho sobre igualdade racial

Conheça Yuri Silva, novo secretário do Ministério da Igualdade Racial

Natural de Salvador, Yuri Silva é jornalista e ativista antirracista LGBTQIA+ e das pautas dos Direitos Humanos.

Com atuação no movimento negro, Yuri Silva foi membro do Operativo Nacional da Convergência Negra, fórum de unidade que reúne 14 organizações nacionais e históricas do movimento negro no Brasil. Entre elas estão a Unegro, Conen, CEN, MNU, APNs, Quilombação, UNALGBT, Raiz da Liberdade, Circulo Palmarino, MNU, Afro-Origem e ABPN.


				
					Baiano é nomeado para secretaria do Ministério da Igualdade Racial
Baiano é nomeado para secretaria do Ministério da Igualdade Racial. Foto: Arquivo Pessoal

Yuri também coordenou e atuou na equipe técnica de projetos e programas operados por organizações da sociedade civil financiados pelo Governo da Bahia e pelo Governo Federal. O jornalista também participou de organizações internacionais para promoção dos direitos da população negra, fornamção de jovens negros periféricos, tradicionais de terreiros de candomblé e de quilombos, como Terra Preta, Feira Negros Solidários, Vitrine Cultural, Alvorada dos Ojás, entre outras iniciativas de políticas públicas.

Yuri atuou ainda como consultor para organizações internacionais, além de ser um dos organizadores do livro "Ìtọjú - Análises dos mecanismos de preservação da memória e do patrimônio imaterial do Candomblé na Bahia". A obra analisa os mecanismos de políticas públicas para lidar com os patrimônios negros, entre outros capítulos, artigos e colaborações para publicações.

foto autor
AUTOR

Iamany Santos

AUTOR

Iamany Santos

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Política