O Bahia Meio Dia (BMD), telejornal da TV Bahia, foi marcado por mais uma etapa da tradicional rodada de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Salvador nesta quinta-feira (26). A quarta convidada foi Eslane Paixão (União Popular - UP), que foi entrevistada pelos apresentadores Jéssica Senra e Vanderson Nascimento. A ordem foi definida em sorteio realizado na presença dos assessores dos partidos.
A entrevista, que foi gravada e teve 10 minutos, pode ser assistida no g1 Bahia. Os candidatos com representatividade no Congresso Nacional tiveram entrevistas ao vivo com duração de 30 minutos.
Leia também:
A entrevista com a candidata Eslane Paixão começou com a seguinte pergunta: "Por que a senhora merece ser prefeita de Salvador?". A candidata declarou que, como mulher preta e residente de uma comunidade, está cansada de ver os interesses empresariais se sobreporem às necessidades do povo trabalhador.
"Mereço ser prefeita de Salvador porque, desde 1.500, quando esse país foi invadido, a gente vê uma cidade, um país, que é governado pelos ricos e para os ricos, e nós estamos cansados disso. Entendemos que nós, mulheres negras trabalhadoras, merecemos governar essa cidade para a imensa maioria", afirmou.
A apresentadora Jéssica Senra questionou a candidata sobre sua falta de experiência na gestão municipal. Eslane Paixão respondeu que, se eleita, contará principalmente com a colaboração da população. Entre as medidas que pretende implementar estão a promoção de auditorias e a verificação e divulgação das contas do município.
"A gente entende que o orçamento de bilhões de reais não está indo para resolver os problemas sociais, mas sim, para a farra dos grandes empresários. A gente, como prefeitura, como gestão, tendo acesso às contas do município, vai inclusive propor uma auditoria, porque não existe esse processo de publicidade das contas", disse.
O apresentador Vanderson Nascimento questionou Eslane Paixão sobre como será possível governar com a falta de representatividade do partido dela, União Popular, na Câmara de Vereadores. A candidata afirmou que pretende transformar os conselhos em órgãos deliberativos e criticou o processo eleitoral brasileiro, que, segundo ela, está se tornando cada vez mais antidemocrático.
Eslane Paixão também destacou que o processo eleitoral tem se configurado cada vez mais como um "processo antidemocrático", citando os altos investimentos dos grandes partidos políticos, os fundos eleitorais bilionários, além de "vícios" e "cartas marcadas".
Agenda: saiba quando serão as próximas entrevistas com candidatos de Salvador
A ordem das entrevistas dos candidatos foi definida em sorteio. Kleber Rosa (PSOL) foi o primeiro entrevistado, na segunda-feira (23), Bruno Reis o segundo, na terça-feira (24), e Geraldo Júnior o terceiro, na quarta-feira (25). Todos tiveram 30 minutos de entrevista ao vivo.
O candidato Victor Marinho (PSTU) será entrevistado na sexta-feira (27) e Giovani Damico (PCB) no dia 30 de setembro. Assim como Eslane Paixão, eles terão 10 minutos de entrevista gravada, pois, diferentemente dos outros candidatos, não têm representatividade no Congresso Nacional.
Os debates com os candidatos das seis maiores cidades de cada região devem acontecer no dia 3 de outubro. São elas: Salvador (TV Bahia), Feira de Santana (TV Subaé), Vitória da Conquista (TV Sudoeste), Itabuna (TV Santa Cruz), Juazeiro (TV São Francisco) e Barreiras (TV Oeste).
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!