O Bahia Meio Dia (BMD), telejornal da TV Bahia, foi marcado pela última etapa da tradicional rodada de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Salvador nesta segunda-feira (30). O sexto convidado foi Giovani Damico (PCB), que foi entrevistado pelos apresentadores Jéssica Senra e Vanderson Nascimento. A ordem foi definida em sorteio realizado na presença dos assessores dos partidos.
A entrevista, que foi gravada e teve 10 minutos, pode ser assistida no g1 Bahia. Os candidatos com representatividade no Congresso Nacional tiveram entrevistas ao vivo com duração de 30 minutos.
Leia também:
A entrevista com o candidato Giovani Damico começou com a seguinte pergunta: "Por que o senhor merece ser prefeito de Salvador?". O candidato afirmou que a cidade merece um prefeito disposto a abrir as portas da prefeitura para que a população participe ativamente.
Damico foi questionado sobre sua proposta de municipalização de serviços públicos. A jornalista Jéssica Senra perguntou como garantir a qualidade desses serviços. O candidato respondeu que a participação aberta e transparente da população será fundamental para isso e defendeu que transferir serviços como o transporte para o poder público elimina o foco em lucro.
Giovani Damico foi questionado sobre como garantir o passe livre para estudantes, desempregados e pessoas com renda inferior a um salário mínimo. Ele afirmou que a proposta é viável, pois a Prefeitura já faz um grande repasse. O candidato considera errado que desempregados continuem pagando tarifas enquanto as empresas privadas lucram com o transporte.
Outra pergunta ao candidato foi sobre segurança na capital baiana. Em seu plano de governo, Damico defende o autogerenciamento da segurança e foi questionado sobre como isso funcionaria na prática. Ele explicou que as comunidades precisam identificar mecanismos de proteção para evitar que os jovens entrem na criminalidade, e defendeu que a guarda municipal deve ser um instrumento de prevenção.
Por último, Damico foi questionado sobre suas propostas para reduzir a taxa de desemprego em Salvador. Ele afirmou que, para enfrentar o desemprego e a informalidade, é preciso considerar três frentes: as empresas públicas municipais, as cooperativas e o apoio a pequenas empresas.
"Salvador merece uma perspectiva diferente, merece um prefeito que esteja disposto a abrir as portas da prefeitura, no sentido da população participar cotidianamente daquele espaço", afirmou.
Agenda: saiba quando serão as próximas entrevistas com candidatos de Salvador
A ordem das entrevistas dos candidatos foi definida em sorteio. Kleber Rosa (PSOL) foi o primeiro entrevistado, na segunda-feira (23), Bruno Reis o segundo, na terça-feira (24), e Geraldo Júnior o terceiro, na quarta-feira (25). Todos tiveram 30 minutos de entrevista ao vivo.
Eslane Paixão (UP) e Victor Marinho (PSTU) foram entrevistados na quinta-feira (26) e na sexta-feira (27). Assim como Giovani Damico (PCB), eles têm 10 minutos de entrevista gravada, pois, diferentemente dos outros candidatos, não têm representatividade no Congresso Nacional.
Os debates com os candidatos das seis maiores cidades de cada região devem acontecer no dia 3 de outubro. São elas: Salvador (TV Bahia), Feira de Santana (TV Subaé), Vitória da Conquista (TV Sudoeste), Itabuna (TV Santa Cruz), Juazeiro (TV São Francisco) e Barreiras (TV Oeste).
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!