O Bahia Meio Dia (BMD), telejornal da TV Bahia, foi marcado por mais uma etapa da tradicional rodada de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Salvador nesta sexta-feira (27). O quinto convidado foi Victor Marinho (PSTU), que foi entrevistado pelos apresentadores Jéssica Senra e Vanderson Nascimento. A ordem foi definida em sorteio realizado na presença dos assessores dos partidos.
A entrevista, que foi gravada e teve 10 minutos, pode ser assistida no g1 Bahia. Os candidatos com representatividade no Congresso Nacional tiveram entrevistas ao vivo com duração de 30 minutos.
Leia também:
A entrevista com o candidato Victor Marinho começou com a seguinte pergunta: "Por que o senhor merece ser prefeito de Salvador?". O candidato afirmou que representa um projeto coletivo de lutas sociais e deseja estabelecer em Salvador um governo dos trabalhadores, onde os grandes empresários não tenham vez nem voz.
O apresentador Vanderson Nascimento questionou o candidato sobre como ele pretende governar uma cidade tão complexa como Salvador, aos 26 anos e sem experiência prévia. Esta é a primeira vez que Victor Marinho concorre a um cargo político. Para o candidato, o que importa mais do que a experiência são as ideias e a disposição para governar. Ele destacou que sua trajetória em movimentos sociais o ajudará na gestão, caso seja eleito.
A apresentadora Jéssica Senra questionou o candidato sobre como planeja governar na prática, já que seu plano de governo apresenta muitas ideias, mas poucas propostas concretas. Victor Marinho discordou e mencionou que uma de suas propostas práticas é a criação de uma empresa de obras públicas, com o objetivo de contratar trabalhadores desempregados para realizar reformas em unidades de saúde, escolas e creches, por exemplo.
"Em relação ao desemprego, defendemos um plano de obras públicas, a partir de uma empresa pública municipal de obras que vai contratar os trabalhadores desempregados. Vamos fazer listas nos bairros e eles serão contratados para realizar obras úteis para a população", disse.
Senra questionou o candidato sobre como atrair a população para os conselhos populares, já que muitos veem a política como algo distante. Victor Marinho disse que essa percepção é parte de uma cultura "útil aos dominadores" e garantiu que o incentivo à participação será prático.
Vanderson questionou Victor Marinho sobre a viabilidade econômica de suas propostas. O candidato afirmou que é possível implementá-las, pois o orçamento da Prefeitura de Salvador é alto. Para ele, o problema é que esse orçamento atualmente beneficia os grandes empresários.
Agenda: saiba quando serão as próximas entrevistas com candidatos de Salvador
A ordem das entrevistas dos candidatos foi definida em sorteio. Kleber Rosa (PSOL) foi o primeiro entrevistado, na segunda-feira (23), Bruno Reis o segundo, na terça-feira (24), e Geraldo Júnior o terceiro, na quarta-feira (25). Todos tiveram 30 minutos de entrevista ao vivo.
Eslane Paixão (UP) foi entrevistada na quinta-feira (26); e Giovani Damico (PCB) terá entrevista exibida na segunda-feira (30). Assim como Victor Marinho (PSTU), eles têm 10 minutos de entrevista gravada, pois, diferentemente dos outros candidatos, não têm representatividade no Congresso Nacional.
Os debates com os candidatos das seis maiores cidades de cada região devem acontecer no dia 3 de outubro. São elas: Salvador (TV Bahia), Feira de Santana (TV Subaé), Vitória da Conquista (TV Sudoeste), Itabuna (TV Santa Cruz), Juazeiro (TV São Francisco) e Barreiras (TV Oeste).
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!