No dia 6 de outubro, milhares de baianos terão a oportunidade de exercer o direito de voto pela primeira vez nas Eleições 2024. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), cerca de 193.327 jovens de 16 e 17 anos estão aptos a votar.
O voto dos jovens é fundamental para a construção de uma sociedade mais democrática e participativa. Essa é a chance de trazer novas ideias e perspectivas para o cenário político, impactando diretamente as políticas públicas voltadas para a juventude.
Leia também:
Na Bahia, 81.606 eleitores com 16 anos e 111.721 eleitores com 17 anos irão às urnas no dia 6 de outubro e caso necessário em 27 de outubro para o 2º turno. Para os novatos no processo eleitoral, o iBahia separou algumas orientações e dicas para garantir que tudo ocorra de maneira tranquila no dia da eleição.
- Verifique o Título de Eleitor
Certifique-se de que seu título de eleitor está regularizado e anote seu número de inscrição, zona e seção eleitoral. Essas informações podem ser consultadas no site do TRE-BA ou pelo aplicativo e-Título.
- Documentos necessários
No dia da eleição, leve um documento oficial com foto, como carteira de identidade (RG), carteira de motorista, ou passaporte. Se preferir, utilize o e-Título, que também é aceito como identificação.
- Horário das votações
A votação será aberta a partir das 8h (horário de Brasília), com encerramento às 17h. É recomendável evitar os horários de pico, geralmente entre 10h e 14h, para evitar filas e aglomerações.
Dicas para os baianos que vão votar pela 1ª vez
Pesquise sobre os candidatos
Informar-se sobre as propostas e plano de campanha dos candidatos é essencial para fazer uma escolha consciente. Utilize fontes confiáveis para se manter atualizado. Cuidado com fake news!
Participe de debates e discussões
Engaje-se em debates e conversas sobre as eleições. Isso pode ajudar a entender melhor as propostas e identificar os candidatos que mais se alinham com os valores e expectativas de cada eleitor.
Tenha calma e paciência
Se sentir nervoso é natural, mas lembre-se de que o processo é simples e os mesários estão lá para ajudar. Siga as instruções e, caso tenha dúvidas, não hesite em pedir orientação.
O voto é um instrumento importante de cidadania. Marcado pela responsabilidade e realidade local, a primeira votação é apenas o início de uma jornada cidadã. Por isso, prepare-se, informe-se e participe!
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!