Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > política > eleições 2024
Whatsapp Whatsapp
Corrida eleitoral

Eleições 2024: conheça pré-candidatos a prefeito de Feira de Santana

Eleições municipais de 2024 vão acontecer no dia 6 de outubro

Redação iBahia • 14/04/2024 às 17:57 • Atualizada em 17/04/2024 às 11:57 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Ao menos dois nomes estão confirmados como pré-candidatos as eleições municipais de outubro em Feira de Santana, cidade localizada a 100 km de Salvador. Até o momento, o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) e o deputado federal Zé Neto (PT) estão na corrida eleitoral pela prefeitura da 'Princesa do Sertão', que possui o segundo maior colégio político da Bahia.


				
					Eleições 2024: conheça pré-candidatos a prefeito de Feira de Santana
Eleições municipais de 2024 vão acontecer no dia 6 de outubro. Foto: Reprodução/ TSE

Saiba mais sobre os pré-candidatos para a disputa municipal de Feira de Santana em 2024:

Pablo Roberto (PSDB)


				
					Eleições 2024: conheça pré-candidatos a prefeito de Feira de Santana
Lançamento da pré-candidatura de Pablo Roberto, em Feira de Santana. Foto: Matheus da Silva

O deputado estadual Pablo Roberto (PSDB), de 44 anos lançou a pré-candidatura no dia 4 de outubro de 2023. Ele é o presidente da Federação PSDB-Cidadania na cidade. O comunicado da candidatura foi feito durante um almoço com jornalistas. Nas eleições de 2022, ele foi o deputado mais votado da história de Feira de Santana com 55.585 votos.

Leia mais:

Assistente social por formação com especialização em Gestão de Políticas Públicas, Pablo Roberto ingressou na política em 2012 e se tornou o vereador mais votado de Feira de Santana naquele ano. Em 2017, Pablo Roberto foi eleito mais uma vez como vereador e também assumiu a Secretaria de Prevenção à Violência.

Além disso, o pré-candidato já assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural de Feira de Santana. Na pré-candidatura lançado em 2023, a apostola evangélica Mary Ângela foi apontada como pré-candidata a vice-prefeita.

Zé Neto (PT)


				
					Eleições 2024: conheça pré-candidatos a prefeito de Feira de Santana
Zé Neto (PT) é pré-candidato a prefeito de Feira de Santana. Foto: DivulgaCand

O deputado federal Zé Neto (PT), de 60 anos, lançou a pré-candidatura para Prefeitura de Feira de Santana no dia 14 de abril de 2024. O governador do estado Jerônimo Rodrigues, o vice Geraldo Júnior (MDB) e o senador Jaques Wagner (PT) marcaram presença no evento. Esta é a sexta vez que o político se apresenta como pré-candidato e o nome do pré-candidato a vice-prefeito ainda não foi divulgado.

Zé Neto integra a federação PT, PCdoB e PV. A federação é uma novidade das eleições municipais de 2024 e difere da coligação, que estabelece a união somente no período eleitoral. A federação determina a aliança dos partidos durante todo o mandado, que dura quatro anos.

Natural da Princesa do Sertão, Zé Neto é advogado de formação. Ele iniciou a carreira política em 2000, como vereador de Feira de Santana. Apesar disso, o mandado não foi concluídos, pois em 2002, dois anos antes do fim, ele foi eleito deputado estadual. Como deputado estadual, Zé Neto foi reeleito em 2006, 2010 e em 2014, quando foi líder de governo por oito anos. Em 2018, ele disputou o pleito para deputado federal, sendo eleito e reeleito em 2022.

Zé Ronaldo (União Brasil)


				
					Eleições 2024: conheça pré-candidatos a prefeito de Feira de Santana
Lançamento da pré-candidatura de Zé Ronaldo, em Feira de Santana. Foto: TV Subaé

O partido União Brasil lançou a pré-candidatura de José Ronaldo, de 72 anos, no dia 16 de abril, no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas, no centro de Feira de Santana. O ex-governador Paulo Souto e lideranças políticas locais estiveram na solenidade.

Conhecido como Zé Ronaldo, o político é administrador de empresas, casado e pai de três filhos. Ele se elegeu pela primeira vez em 1982, no cargo de vereador. Em 1986, assumiu um mandato como deputado estadual, sendo reeleito mais duas vezes, quando exerceu a liderança do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Em 1998, Zé Ronaldo se elegeu como deputado federal. No entanto, precisou renunciar ao cargo na metade do mandato para se candidatar a prefeitura de Feira de Santana. O político foi reeleito outras três vezes. O nome do pré-candidato a vice na chapa ainda não foi anunciado.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ELEIÇÕES 2024 :

Ver mais em Eleições 2024