Adélia (PT), Bento Lima (PSD), Coronel Resende (PL) e Valderico Júnior (União), candidatos à Prefeitura de Ilhéus, debateram nesta terça-feira (3) em encontro realizado pela Central de Eleições da Rede Bahia. O debate teve uma hora e meia de duração com transmissão, ao vivo, no iBahia, g1 Bahia e plataformas digitais da Bahia FM.
Emprego e renda, saúde, segurança pública, infraestrutura e educação foram alguns dos temas abordados pelos postulantes. Assista abaixo.
Leia mais:
O debate teve quatro blocos e contou com mediação da jornalista Aracelly Romão (TV Santa Cruz). No primeiro momento, os candidatos responderam a perguntas de jornalistas da Central de Eleições da Rede Bahia: Alan Oliveira (iBahia), Andréa Silva (TV Bahia), Gabriela Braga (Bahia FM), Valma Silva (g1 Bahia). O candidato sorteado para responder escolheu outro candidato para comentar. No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si com temas livres. Já no terceiro bloco, eles fizeram perguntas entre si com temas sorteados. No quarto e último bloco, os candidatos fizeram as considerações finais.
Participaram os postulantes de partidos que tenham representação mínima no Congresso Nacional — cinco políticos eleitos na Câmara dos Deputados.
Confira as considerações finais de Bento Lima (PSD)
"Agradecer mais uma vez a oportunidade de estarmos aqui para debater sobre a nossa querida, linda e maravilhosa Ilhéus. Falar que nós temos, sim, desafios importantes para serem enfrentados no futuro da nossa cidade. Nós temos sim um desafio no presente muito grande. Entretanto, nós precisamos compreender que nós vivemos em trajetória. Nós temos um passado, um presente e um futuro. E o passado da nossa cidade, que foi fruto de gestões anteriores, desde o momento em que nós assumimos, em 2017, conseguimos superar algumas dificuldades que eram tidas como insuperáveis. Conseguimos valorizar o servidor público, conseguimos estabelecer grandes projetos de acessibilidade e de mobilidade aos nossos autos, como Caminho dos Autos. Conseguimos evitar que pessoas morressem nas filas do hospital, único que existe em Ilhéus. Nós conseguimos destravar obras importantes e que valorizaram - e muito - a nossa cidade. Nós fizemos isso com trabalho. Nós fizemos isso com seriedade. Nós fazemos isso com comprometimento com a cidade de Ilhéus, com tecnicidade, com experiência, com gestão. As gestões anteriores deixaram um legado que nós conseguimos mudar. E precisamos ter muita atenção, muito cuidado, pra não repetirmos histórias que Ilhéus teve aqui. Porque muitas pessoas chegam dizendo que têm soluções miraculosas, que conseguem resolver os problemas da cidade com uma varinha de condão, o que acaba não sendo verdade. O transporte público é um desafio para a cidade de Ilhéus e nós sabemos disso e temos nossa proposta já colocada em nossa rede social, que é zonear distritalmente o transporte, regulamentar os outros modais de transporte. Essa é uma solução óbvia. Ilhéus vai reconhecer a história e votar 55."
Confira as considerações finais de Valderico Júnior (União)
"Eu quero agradecer a todos vocês, que prestaram muita atenção nesse debate. Agradecer a você que realmente vivencia a nossa cidade. Agradecer aos candidatos. Agradecer a todo mundo que está ao vivo. Mas aqui a gente sabe que é o momento que as pessoas ficam falando de compromissos, ficam falando realmente de experiências, mas não sabem de fato a dor da população. A população quer renovar de verdade. A população quer coisas novas. Quer tentar. Chega da gente ficar remoendo as coisas do passado. E olhar Ilhéus dos 490 anos para os 500 anos. Projetar a cidade para o futuro. Ter esperança. Nós precisamos realmente de uma Ilhéus melhor. Esse é o compromisso nosso. Queremos usar toda a experiência do nosso melhor prefeito da história do Brasil, com oito anos consecutivos, ACM Neto; usar a experiência de Bruno Reis, trazer cá pra dentro. Ilhéus precisa se reinventar. Isso eu tou dizendo da parte todos os setores. Parar de ser simplesmente uma cidade bonita pra Instagram. A cidade tem que ser boa pra gente, que vive a cidade. A gente, que vivência, que sabemos realmente das problemáticas do dia a dia. A vivência que nós temos em Ilhéus, a experiência em conhecer o povo, isso que tem que fazer diferencial. Nós temos que ter o pertencimento. Saber do pertencimento. Ilhéus tem que voltar a resgatar o orgulho de ser ilheense. E esse compromisso eu faço com você: reconstruir Ilhéus. Eu faço compromisso de estarmos firmes, a partir do primeiro dia de nosso trabalho, para que a gente possa mudar a realidade do nosso povo. Mudar a de quem precisa. A gente falar de coisas óbvias, que consigam ser exequíveis. A gente não pode ficar aqui com lenga-lenga, histórias que podem... 'ah, que tenho experiência com isso'. Não. O povo não aguenta mais isso. O povo quer renovar. Ilhéus quer mudança. Por isso que eu digo: a cidade tem que ser boa para todos nós. Essa vitória e é sua. Essa vitória é nossa. Essa vitória é do povo de Ilhéus. Tamo junto. Valderico. Vote 44 dia 6 de outubro."
Confira as considerações finais de Coronel Resende (PL)
"Eu quero falar pra você, cidadão. Pra você da população ilheense. Há necessidade realmente de uma mudança. Uma mudança de modelo político. Uma mudança de modelo de administração. A grande questão é que hoje é preciso entender que esse momento agora político é um momento de debate, é um momento democrático em que você vai conhecer os candidatos e você vai entender cada um, as colocações de cada um. Mas é importante entender o seguinte: nesse momento você não escolhe ninguém para ser político, nem fazer política partidária. Você está escolhendo pessoas que vão ocupar um cargo público, que vão ocupar o cargo de servidor público, o cargo de funcionário público. É a responsabilidade de você escolher aquele que vai fazer a gestão pública de conformidade com o interesse público. Interesse de uma política pública. A necessidade da população é mais importante do que aquilo que é partidário. Você vai escolher a pessoa que vai cuidar da sua vida. Uma pessoa que vai ter interesse em viver aquilo que você vive porque ele também é cliente disso. O prefeito, o vereador, o governador, o presidente, em primeiro lugar como cliente, tem ele mesmo. Ele é cliente. Então ele tem que viver, sentir a necessidade da população. Eu, como servidor público há 33 anos, eu pude servir na prática, na rua, junto da comunidade, a vida dessa cidade. E é isso que eu quero continuar fazendo. Eu quero continuar servindo com qualidade, buscando esse interesse. Buscando aquilo que vai chegar a você não somente em função da construção, mas que essa obra e esse serviço tenha qualidade. Que atenda sua necessidade. Atenda as necessidades do seu filho. Vote Coronel Resende".
Confira as considerações finais de Adélia (PT)
"Eu quero agradecer esse momento aqui, tanto com a Rede Bahia, mas também agradecer aos demais candidatos presentes. Mas eu vou falar de forma especial para você, que me escuta, que me acompanha e que quer a mudança. Para mudança, não basta mudar o nome da pessoa. É importante que a mudança venha junto com experiência, com competência. Que venha junto com um time. Eu volto a dizer: eu faço parte de um time que tem investido muito em Ilhéus. Comigo na prefeitura, eu vou fazer a parte que cabe à gestão municipal. A minha competência, experiência, contas aprovadas, me permitem dizer isso com firmeza. Mas eu quero dizer também que os 30 anos de servidos dedicados à Uesc, que ter tomado banho na praia do Pontal, ali na frente do Marão de Macaúbas, que ter vivenciado toda a minha cidade, em todos os lugares, me permite trazer aqui que, como professora, médica, educadora, mãe, mulher, eu trago toda a minha paixão pra dizer pra você que nós vamos fazer a mudança, que é pra cuidar do nosso povo. Nosso povo clama por mudança, clama por atenção. E é isso que trago para acender a chama em cada um de nós. Ilhéus vai voltar a ser grande pra cuidar de seu povo. Eu, junto com Augustão, nós vamos fazer essa mudança do cuidado. E eu vou dizer mais pra você e peço que escreva aí no seu coração: sou apaixonada por Ilhéus. Me sinto pronta e preparada e quero muito ser a primeira prefeita mulher."
O ciclo de debates da Central de Eleições da Rede Bahia inclui os candidatos à prefeitura da segunda cidade mais populosa das regiões onde a Rede Bahia tem atuação. Serão seis debates até a próxima segunda-feira (9).
iBahia transmite debates com candidatos às prefeituras da Bahia
A Central de Eleições da Rede Bahia realiza 14 debates no primeiro turno das eleições municipais e o iBahia transmite todos eles no YouTube, entre 9h30 e 11h. Os confrontos de ideias ocorrem entre 2 e 9 de setembro.
As cidades escolhidas foram:
- Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador;
- Alagoinhas, região de Feira de Santana, área de cobertura da TV Subaé;
- Jequié, na área de cobertura da TV Sudoeste;
- Ilhéus, no sul da Bahia, área de cobertura da TV Santa Cruz;
- Paulo Afonso, no norte da Bahia, área de cobertura da TV São Francisco;
- Luís Eduardo Magalhães, na área de cobertura da TV Oeste.
Participam os postulantes de partidos que tenham representação mínima no Congresso Nacional — cinco políticos eleitos na Câmara dos Deputados.
Confira o calendário de debates nestas cidades da Bahia
Camaçari
Data: segunda-feira, 02/09;
Candidatos convidados: Caetano (PT), Flávio (União Brasil) e Oswaldinho (MDB).
Ilhéus
Data: terça-feira, 03/09;
Candidatos convidados: Adélia (PT), Bento Lima (PSD), Coronel Resende (PL) e Valderico Júnior (União).
Jequié
Data: quarta-feira, 04/09;
Candidatos convidados: Alexandre da Saúde (PSD) e Zé Cocá (PP).
Alagoinhas
Data: quinta-feira, 05/09;
Candidatos convidados: Catarino Pinto (PSOL), Gustavo Carmo (PSD), Pastor Lins (PL) e Paulo Cezar (União).
Paulo Afonso
Data: sexta-feira, 06/09;
Candidatos convidados: Dr Juliano (Republicanos), Dudé da Vitran (Rede), Marcondes Francisco (PP), Marconi Daniel (PT) e Mario Galinho (PSD).
Luís Eduardo Magalhães
Data: segunda-feira, 09/09;
Candidatos convidados: Jeronimo (PSD), Junior Marabá (PP) e Filipe Fernandes (Avante).
Outros encontros
Os vice-prefeitos da capital baiana se enfrentam no dia 19 de setembro. Já os debates com as seis maiores cidades de cada região devem acontecer no dia 3 de outubro.
São elas: Salvador (TV Bahia), Feira de Santana (TV Subaé), Vitória da Conquista (TV Sudoeste), Itabuna (TV Santa Cruz), Juazeiro (TV São Francisco) e Barreiras (TV Oeste).