Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > política
Whatsapp Whatsapp
Vai ter STF?

Flávio Dino: do ativismo estudantil ao Ministério da Justiça

Histórico do senador e ex-governador do Maranhão, Flávio Dino, indicado por Lula para Ministro do STF

Mauricio Louro • 13/12/2023 às 7:29 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Flávio Dino de Castro e Costa, nascido em 30 de abril de 1968, é um advogado, político, professor e ex-magistrado brasileiro, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). É o atual ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil e senador pelo estado do Maranhão, do qual foi governador entre 2015 e 2022.


				
					Flávio Dino: do ativismo estudantil ao Ministério da Justiça
Ministro da Justiça é indicado do presidente Lula ao cargo de Ministro do STF. Foto: TV Globo/Reprodução

Foi indicado pelo presidente Lula para ocupar vaga deixada por Rosa Weber, no Supremo Tribunal Federal. A sabatina do atual ministro movimentou muito o meio político. Mas, quem é esse personagem e como ele chegou até a provável cadeira no STF?

Leia mais:

Ativismo estudantil

Flávio Dino iniciou sua carreira política no ativismo estudantil, quando foi presidente do Grêmio Estudantil Coelho Neto, do Colégio Marista de São Luís, em 1984. Em 1986, tornou-se secretário-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), cargo que ocupou até 1987. Em 1987, foi eleito coordenador-geral do DCE da UFMA, cargo que exerceu até 1988.

Carreira jurídica

Formado em Direito pela UFMA em 1990, Dino passou no concurso público para juiz federal em 1993. Foi aprovado em primeiro lugar no concurso, o que lhe rendeu a alcunha de "juiz-mirim".

Flávio Dino atuou como juiz federal na Seção Judiciária do Maranhão por 12 anos. Nesse período, foi presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) entre 2000 e 2002.


				
					Flávio Dino: do ativismo estudantil ao Ministério da Justiça
Ministro da Justiça enfrenta resistência de setores bolsonaristas no Congresso. Foto: GloboNews

Carreira política

Em 2006, deixou a magistratura para se candidatar a deputado federal pelo Maranhão pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Foi eleito com 107.772 votos, o mais votado da história do Maranhão.

Depois, já em 2010, Flávio Dino foi reeleito deputado federal com 142.433 votos. No ano seguinte, filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Em 2014, foi eleito governador do Maranhão pelo PSB com 636.009 votos. Foi reeleito em 2018 com 715.780 votos.

Como governador do Maranhão, Dino implementou uma série de políticas públicas voltadas para a educação, saúde, segurança pública e combate à pobreza. Também foi um dos principais críticos do governo Jair Bolsonaro.

Ministro da Justiça

Em 2023, Dino foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública. Sua indicação foi aprovada pelo Senado Federal em 13 de dezembro de 2023.


				
					Flávio Dino: do ativismo estudantil ao Ministério da Justiça
Lula ao lado dos ministros Flavio Dino e Rui Costa. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Como ministro da Justiça, Dino tem como principais desafios a combate à violência, à corrupção e à impunidade. Também deve coordenar as ações de segurança pública e de defesa dos direitos humanos.

Flávio Dino no governo Lula

Senador e ex-governador do Maranhão, Flávio Dino foi indicado por Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro da Justiça. O político, que iniciou sua carreira no ativismo estudantil, tem um histórico de atuação na área social e de defesa dos direitos humanos.

Para saber mais sobre Flávio Dino,

Acesse o site do Ministério da Justiça

Acesse as redes sociais do político

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM POLÍTICA :

Ver mais em Política