Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > política
Whatsapp Whatsapp
Adeus

Morre Luiz Alberto, um dos pioneiros da pauta racial no Legislativo

Luiz Alberto morreu na cidade de Lauro de Freitas em decorrência de um infarto

Mari Leal • 13/12/2023 às 10:18 • Atualizada em 13/12/2023 às 14:20 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Morreu nesta quarta-feira (13), o ex-deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) Luiz Alberto, aos 70 anos. Um dos pioneiros da pauta racial no Legislativo federal, o político faleceu em consequência de um infarto.


				
					Morre Luiz Alberto, um dos pioneiros da pauta racial no Legislativo
Luiz Alberto morreu em decorrência de um infarto. Divulgação/PT Bahia

Luiz Alberto passou mal ainda na madrugada e foi socorrido a um hospital em Lauro de Freitas, na região Metropolitana de Salvador, onde também residia. Ele era natural do quilombo Baixa do Guaí, em Maragogipe, cidade do Recôncavo baiano.

Leia mais:

A morte foi confirmada pela Liderança do PT na Bahia, que lamentou a perda. Atualmente ele atuava como assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia.

“O Partido lamenta profundamente a partida de Luiz Alberto, que ajudou a articular a fundação do PT na Bahia e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e que prestou grande serviços aos baianos, tendo uma trajetória de luta marcada contra o racismo e pela defesa de uma sociedade mais justa e mais igualitária”, diz o PT em nota.

Luiz Alberto assumiu como deputado federal pela primeira vez em 1997 e permaneceu no cargo até 2015. Membro ativo e militantes das organizações do movimento negro, Luiz Alberto atuou como uma das principais vozes da luta por direitos da população negra no Brasil.

Em sua trajetória pública também ocupou o cargo de secretário de Promoção da Igualdade da Bahia entre fevereiro de 2007 a 11 de agosto de 2008.

O político também integrou a equipe de transição do terceiro governo Lula.

Luiz Alberto é também um dos principais nomes da criação do PT na Bahia.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM POLÍTICA :

Ver mais em Política