Morreu nesta quarta-feira (13), o ex-deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) Luiz Alberto, aos 70 anos. Um dos pioneiros da pauta racial no Legislativo federal, o político faleceu em consequência de um infarto.
Luiz Alberto passou mal ainda na madrugada e foi socorrido a um hospital em Lauro de Freitas, na região Metropolitana de Salvador, onde também residia. Ele era natural do quilombo Baixa do Guaí, em Maragogipe, cidade do Recôncavo baiano.
Leia mais:
A morte foi confirmada pela Liderança do PT na Bahia, que lamentou a perda. Atualmente ele atuava como assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia.
“O Partido lamenta profundamente a partida de Luiz Alberto, que ajudou a articular a fundação do PT na Bahia e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e que prestou grande serviços aos baianos, tendo uma trajetória de luta marcada contra o racismo e pela defesa de uma sociedade mais justa e mais igualitária”, diz o PT em nota.
Luiz Alberto assumiu como deputado federal pela primeira vez em 1997 e permaneceu no cargo até 2015. Membro ativo e militantes das organizações do movimento negro, Luiz Alberto atuou como uma das principais vozes da luta por direitos da população negra no Brasil.
Em sua trajetória pública também ocupou o cargo de secretário de Promoção da Igualdade da Bahia entre fevereiro de 2007 a 11 de agosto de 2008.
O político também integrou a equipe de transição do terceiro governo Lula.
Luiz Alberto é também um dos principais nomes da criação do PT na Bahia.