Comemorada nesta quarta-feira (15), a Proclamação da República marca o período da história do Brasil em que foi instaurada a forma de governo republicana, colocando um ponto final na monarquia.
Em função da data, o iBahia separou oito produções brasileiras entre minisséries, filmes e novelas que contam a história do país, incluindo o momento da proclamação.
Leia mais:
Veja a lista:
A Escrava Isaura – 1976
Tipo: novela
Sinopse: A trama retrata o abolicionismo no Brasil tendo como fio condutor a paixão doentia de um senhor por Isaura, uma escrava branca que enfrenta preconceitos e luta pela liberdade e pelo seu grande amor.
Onde assistir: Globoplay.
República – 1989
Tipo: minissérie
Sinopse: A falta de envolvimento popular, o papel dos militares e a representação da burguesia na Proclamação da República foram temas da minissérie.
Onde assistir: Não disponível em streaming.
Carlota Joaquina, Princesa do Brazil – 1995
Tipo: filme
Sinopse: Uma história satírica do Brasil no século XVIII, narrando as aventuras de uma mulher sensual que manca e tem um bigode.
Onde assistir: Prime Video.
A Muralha – 2000
Tipo: minissérie
Sinopse: Por volta do século XVII, a saga dos bandeirantes rumo ao interior do território brasileiro acontecia. As disputas por novas terras e riquezas eram inevitáveis. A luta dos jesuítas, que protegiam os índios da escravidão, também.
Onde assistir: Globoplay.
Caramuru: A Invenção do Brasil – 2001
Tipo: filme
Sinopse: Portugal, século XVI. Após ser enganado pela sedutora Isabelle, o jovem Diogo é deportado para o Brasil, mas sua caravela naufraga. Por milagre, ele é salvo pelo cacique Itaparica. Em terras brasileiras, ele passa a ser chamado de Caramuru e vive um harmônico triângulo amoroso com as duas filhas do cacique, Moema e Paraguaçu.
Onde assistir: Claro TV+.
Zuzu Angel – 2006
Tipo: filme
Sinopse: Brasil, anos 60. A ditadura militar faz o país mergulhar em um dos momentos mais nebulosos de sua história. Alheia a tudo isto, Zuzu Angel (Patrícia Pillar), uma estilista de modas, fica cada vez mais famosa no Brasil e no exterior. Paralelamente seu filho, Stuart (Daniel de Oliveira), ingressa na luta armada, que combatia as arbitrariedades dos militares. Resumindo: as diferenças ideológicas entre mãe e filho eram profundas. Numa noite Zuzu recebe uma ligação, dizendo Stuart tinha sido preso pelos militares. As forças armadas negam. Pouco tempo depois ela recebe uma carta dizendo que Stuart foi torturado até a morte na aeronáutica. Então ela inicia uma batalha aparentemente simples: localizar o corpo do filho e enterrá-lo. Mas Zuzu vai se tornando uma figura cada vez mais incômoda para a ditadura.
Onde assistir: Apple TV.
JK – 2006
Tipo: minissérie
Sinopse: Ao longo de décadas, o médico Juscelino Kubitschek ingressa na política e se torna presidente do Brasil.
Onde assistir: Não disponível em streaming.
Getúlio – 2014
Tipo: filme
Sinopse: A intimidade de Getúlio Vargas (Tony Ramos), então presidente do Brasil, em seus 19 últimos dias de vida. Pressionado por uma crise política sem precedentes, em decorrência das acusações de que teria ordenado o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda (Alexandre Borges), ele avalia os riscos existentes até tomar a decisão de se suicidar.
Onde assistir: Netflix.