Salvador foi escolhida para ser uma das cidades-sede que vão receber reuniões temáticas do G20 durante a presidência do Brasil no grupo. A organização reúne ministros da economia e presidentes dos bancos centrais das maiores economias do mundo.
Esta é a primeira vez que o Brasil vai presidir o grupo. Durante o mandato, a agenda brasileira vai se concentrar em três temas centras: desenvolvimento sustentável; reforma das instituições multilaterais; e combate à fome, à pobreza e à desigualdade.
Leia também:
Além de Salvador, outras 12 cidades também vão sediar as reuniões. São elas: Brasília (DF); Belém (PA); Belo Horizonte (MG); Fortaleza (CE); Foz de Iguaçu (PR); Maceió (AL); Manaus (AM); Porto Alegre (RS); Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP); São Luís (MA) e Teresina (PI).
O iBahia entrou em contato com a Prefeitura para saber mais detalhes, mas ainda não recebeu retorno.
Segundo o governo brasileiro, os primeiros encontros acontecem em Brasília, no Palácio Itamaraty, entre 11 e 15 de dezembro.
Já as reuniões ministeriais do G20 terão início em fevereiro de 2024. Entre 21 e 22 de fevereiro será realizada a primeira reunião da Trilha de Sherpas, comandada por emissários pessoais dos líderes do G20. Eles supervisionam as negociações, discutem os pontos que formam a agenda da cúpula e coordenam a maior parte do trabalho.
O grupo se reunirá no Rio de O encontro presencial estará sob a coordenação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Ainda em fevereiro, entre 28 e 29, a cidade de São Paulo vai sediar a reunião ministerial, da Trilha de Finanças, que trata de assuntos macroeconômicos estratégicos e é comandada pelos ministros das finanças e presidentes dos bancos centrais dos países-membros.
Também presencialmente o evento será coordenado pelo ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Hadad.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!