Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > política
Whatsapp Whatsapp
política internacional

Ultradireitista Javier Milei vence eleições na Argentina

Candidato venceu governista e atual ministro da Economia, Sergio Massa

Mari Leal • 20/11/2023 às 8:02 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Os cidadãos argentinos elegeram, neste domingo (19), seu novo presidente, Javier Milei. O ultradireitista venceu a disputa contra Sérgio Massa, candidato governista e atual ministro da Economia da Argentina. A vitória reconhecida após o candidato atingir 55,75% dos votos válidos.


				
					Ultradireitista Javier Milei vence eleições na Argentina
Candidato venceu governista e atual ministro da Economia, Sergio Massa. Reprodução/Redes Sociais

Economista, Milei se caracteriza por ser um candidato antissistema num país abalado por uma grave crise econômica, onde a inflação chegou a 142,7% nos 12 meses terminados em outubro. Ele promete dolarizar a economia e extinguir o Banco Central argentino para acabar com a inflação, mas amenizou outras promessas no segundo turno, prometendo não privatizar a saúde e as escolas públicas.

Leia mais:

Alçado à fama como comentarista econômico em programas de televisão, Milei se diz amante de cães e, segundo a mídia argentina, tem vários clones de um cachorro que viveu de 2004 a 2017. Embora tenha se aliado a políticos da direita tradicional no segundo turno, como o ex-presidente Mauricio Macri e a candidata derrotada Patricia Bullrich, o candidato vencedor atraiu o voto sobretudo dos mais jovens ao se posicionar contra aos políticos tradicionais, que chama de “a casta”.

Durante a campanha, Milei foi comparado a políticos como o ex-presidente norte-americano Donald Trump e o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. O futuro presidente argentino define-se como libertário e anarcocapitalista e declarou-se defensor de ideias como a comercialização de órgãos e a livre venda de armas. Durante o segundo turno, criticou o papa Francisco, a quem chamou de comunista.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM POLÍTICA :

Ver mais em Política