Veja quem são os candidatos a senador pela Bahia em 2026
Pelo menos sete candidatos disputam as duas vagas no Senado pelo estado em 2026; eleitos serão definidos no 1º turno, marcado para 4 de outubro

Com o encerramento da etapa de convenções partidárias na última quarta-feira (5), a Bahia conta com pelo menos sete nomes na disputa pelas duas vagas ao Senado Federal nas eleições de 2026. A Justiça Eleitoral reforçou que as legendas partidárias mantêm a prerrogativa de oficializar candidaturas até o dia 15 de agosto.

Em 2026, os eleitores baianos vão renovar duas das três cadeiras do estado no Senado, postos ocupados desde 2018 por Jaques Wagner (PT) e Ângelo Coronel (Republicanos), que buscam novo mandato. Já o senador Otto Alencar (PSD) não participa do pleito atual, visto que seu mandato se estende até 2031.
Leia também:
A lista de concorrentes é composta por seis homens e uma mulher. Caso eleitos, os novos senadores tomarão posse em 1º de fevereiro de 2027.
Neste momento, todas as candidaturas protocoladas dependem de homologação e aprovação do registro por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A data limite para que a Justiça Eleitoral (por meio do Tribunal Regional Eleitoral - TRE) aprecie e julgue todos os pedidos é 14 de setembro, exatos 20 dias antes da votação.
O pleito para o Senado, assim como as disputas para deputado estadual e federal, tem resultado definido no 1º turno, agendado para 4 de outubro.
Perfil dos candidatos ao Senado pela Bahia
Ângelo Coronel (Republicanos)

Nascido em Coração de Maria, no Recôncavo baiano, em 3 de maio de 1958, o empresário e engenheiro civil Ângelo Coronel governou sua cidade natal entre 1989 e 1992. A partir de 1995, emendou seis mandatos consecutivos como deputado estadual na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), por diferentes siglas, chegando à presidência do Legislativo baiano no biênio 2017-2019, antes de conquistar uma vaga no Senado Federal em 2018.
No exercício do mandato parlamentar em Brasília desde fevereiro de 2019, esteve à frente da CPMI das Fake News e presidiu a comissão dedicada à elaboração do Novo Código Comercial. Em 2024, atuou como relator da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional. Sua atuação legislativa inclui iniciativas como a reforma do Imposto de Renda, a desoneração da folha salarial dos municípios, o Marco Legal do Reempreendedorismo, o piso salarial para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, além do programa Renova Cacau.
Delliana Ricelli (Psol)

Nascida em Ubaitaba, no sul do estado, em 23 de novembro de 1982, Delliana Ricelli reside em Itabuna há mais de duas décadas. Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e mestre em Letras, atua como professora do estado, filósofa e ativista dos movimentos feminista e antirracista. É integrante da executiva estadual do PSOL e participou da criação do Movimento Popular (R)existir.
Em 2024, participou da disputa para a Câmara Municipal de Itabuna por meio da candidatura coletiva "É Nóis". Foi confirmada em dezembro de 2025 como pré-candidata ao Senado pela Federação PSOL-Rede Sustentabilidade para o pleito de 2026. Suas prioridades de atuação concentram-se no combate ao racismo e à violência de gênero, além da defesa do ensino público e do fortalecimento das redes comunitárias no sul baiano.
Gregório Gold (UP)

Militante da causa comunista há aproximadamente 20 anos, Gregório Gould vive na Bahia há uma década, sendo um dos idealizadores e fundadores da Unidade Popular (UP) no território baiano. Sua trajetória política teve início no Rio de Janeiro, estado onde exerceu a diretoria executiva da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e fundou a Associação Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (AERJ), exercendo sua presidência.
Atua também como escritor, figurando como coautor do livro A Esperança Nasce na Avenida Sete, obra focada na experiência das famílias da Ocupação Carlos Marighella, em Salvador, durante a crise sanitária da Covid-19. Lançado em 2026 como pré-candidato ao Senado pela UP, pauta sua plataforma política no fortalecimento da organização popular e no atendimento às demandas dos movimentos sociais.
Jaques Wagner (PT)

Carioca nascido em 16 de março de 1951, Jaques Wagner fixou residência na Bahia em 1974, estado onde construiu sua caminhada sindical e política. Ex-dirigente do Sindiquímica-BA, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em solo baiano. Cumpriu três mandatos como deputado federal, chefiou ministérios nas gestões dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, e governou o estado da Bahia por dois mandatos consecutivos, de 2007 a 2014.
Eleito para o Senado em 2018, esteve na presidência da Comissão de Meio Ambiente entre 2021 e 2022. De 2023 a junho de 2026, exerceu o posto de líder do governo Lula no Senado Federal, atuando diretamente em negociações e articulações de projetos do Executivo voltados às áreas econômica, social e ambiental.
João Roma (PL)

Natural do Recife, onde nasceu em 17 de novembro de 1972, João Roma é bacharel em Direito e consolidou sua carreira pública na Bahia. Ocupou a chefia de gabinete da Prefeitura de Salvador entre 2013 e 2018, exerceu mandato de deputado federal pela Bahia de 2019 a 2023 e comandou o Ministério da Cidadania na gestão Jair Bolsonaro entre 2021 e 2022. Atualmente, preside o diretório do PL na Bahia.
Como ministro, esteve à frente do gerenciamento de programas sociais, esportivos, de segurança alimentar e de distribuição de renda, com destaque para a implementação do Auxílio Brasil. Em 2022, deixou o ministério para concorrer ao Governo da Bahia e, desde então, dedica-se à articulação partidária do PL no estado, apresentando-se em 2026 como candidato ao Senado.
Marcelo Carvalho (Rede Sustentabilidade)

Nascido em João Pinheiro (MG) e criado em Ilhéus, Marcelo Carvalho reside na capital baiana há 16 anos. É professor graduado em Filosofia pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), líder sindical, presidente estadual da União Geral dos Trabalhadores (UGT), porta-voz da Rede Sustentabilidade na Bahia e coordenador nacional de Movimentos Sociais do partido.
Sua vivência nas urnas inclui a candidatura a vereador em Salvador no pleito de 2024, oportunidade em que somou 3.466 votos e alcançou a suplência. Em 2026, concorre a uma das vagas ao Senado Federal.
Rui Costa (PT)

Graduado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rui Costa começou sua militância política na década de 1980, sendo um dos fundadores do PT na Bahia. Sua trajetória pública abrange mandatos como vereador em Salvador e deputado federal, além do comando das secretarias estaduais de Relações Institucionais e da Casa Civil. Em 2014, foi eleito governador baiano, conquistando a reeleição em 2018 e permanecendo à frente do Executivo estadual até o fim de 2022.
Em janeiro de 2023, assumiu o cargo de ministro da Casa Civil no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, liderando a coordenação do Novo PAC e a retomada de obras federais pelo país. Deixou a esplanada dos ministérios em abril de 2026 para se lançar ao Senado pela Bahia. Em seus mandatos de governador, priorizou investimentos em saúde, infraestrutura, educação e agricultura familiar, além do gerenciamento do estado durante a pandemia.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
