Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > política
Whatsapp Whatsapp
Política

Votação de projeto que impede casamento homoafetivo é adiada

Debate será no dia 26 de setembro e votação no dia 27 de setembro

Redação iBahia • 20/09/2023 às 11:51 • Atualizada em 20/09/2023 às 12:29 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Votação de projeto que impede casamento homoafetivo é adiada
Foto: TV Globo/Reprodução

A Comissão de Previdência e Família da Câmara dos Deputados adiou a votação do projeto que visa proibir o reconhecimento do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

A decisão aconteceu na terça-feira (19), em uma sessão tumultuada. Após duas horas de discussão, os deputados não chegaram a um consenso e, por isso, uma nova data da votação foi anunciada.

Leia mais:

Pela decisão, o texto – avaliado como inconstitucional por juristas – retornará à pauta do colegiado somente depois da realização de uma audiência pública sobre o tema.

O debate ocorrerá na próxima terça (26). E na quarta (27), o projeto será votado com o compromisso de parlamentares de esquerda em não obstruir a discussão. Na prática, este é o segundo adiamento da votação da proposta feita pelo deputado Pastor Eurico (PL-PE).

Sessão

A sessão da comissão ainda foi tomada por protestos de ativistas, que antes do encontro entoaram cantos em defesa dos direitos das pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. Os manifestantes também contaram com a participação de parlamentares de partidos à esquerda. "Nenhum direito a menos", afirmaram os protestantes.

Segundo informações do g1, o clima também se estendeu ao corredor que dá acesso ao plenário em que a reunião ocorreu. Para evitar superlotação do espaço e possíveis confrontos, a Polícia Legislativa bloqueou a entrada de um grupo, que protestou.

Vale pontuar que os protestos seguiram no decorrer da discussão, sob ameaças – feitas pelo presidente da comissão, Fernando Rodolfo (PL-PE) – de retirada de manifestantes que atrapalhassem o andamento da reunião.

Dentro da sessão, a discussão entre os deputados também foi acalorada. O deputado Sargento Isidório (Avante-BA) chegou a pedir respeito à Bíblia e utilizou a palavra “amigo”, no masculino, para falar com Érika Hilton (PSOL-SP). Ao perceber a fala, deputadas defenderam que Érika Hilton é uma mulher. Logo em seguida, a sessão da comissão foi suspensa para que os parlamentares tentassem chegar a um acordo. Érika e Isidório ainda não se pronunciaram sobre o caso. Veja vídeo abaixo:

Parecer do relator

No parecer em discussão, Pastor Eurico analisou nove projetos sobre o tema que tramitam em conjunto na Câmara.

O principal tema apresentado pelo então deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP), estabelecia a possibilidade de celebração de casamentos homoafetivos.

No entanto, o parlamentar rejeitou o texto e outros sete. Somente a proposta que veta o reconhecimento desse tipo de união recebeu o aval do relator.

A proposta adiciona um parágrafo ao artigo do Código Civil que elenca impedimentos para celebração de casamentos e uniões estáveis. De acordo com o projeto, relações entre as pessoas do mesmo sexo não poderão ser equipadas:

  • ao casamento
  • à entidade familiar

Eurico justificou a acolhimento da proposta baseado em teses religiosas e chegou a afirmar que a união entre pessoas do mesmo sexo é "contrário à verdade do ser humano".


				
					Votação de projeto que impede casamento homoafetivo é adiada
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Projeto de lei em análise

O texto em análise na comissão foi apresentado em 2009, antes mesmo do Supremo Tribunal Federal (STF) permitir uniões homoafetivas.

A união homoafetiva não está regulamentada em lei. A base jurídica para a oficialização dessa relação é uma decisão do Supremo, de 2011.

Após dois anos, em 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou resolução para obrigar a celebração de casamentos homoafetivos em cartórios.

Desde a resolução do CNJ, o número de uniões homoafetivas cresceu quase quatro vezes no Brasil. Os registros saltaram de 3.700 em 2013, para quase 13 mil até 2022. A informação é do g1.

Debate com o STF

O ministro aposentado do Supremo Ayres Britto, relator da ação que assegurou o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, avaliou que a proposta em discussão na Câmara "está em rota de colisão" com o que decidiu a Corte.

"O que o STF decidiu, por unanimidade, foi à luz da Constituição. O entendimento é claro e assegura aos casais homossexuais os mesmos direitos de uniões formadas por pessoas de sexos diferentes", afirmou Britto em entrevista ao g1.

De acordo com o ministro, o projeto não tem "chance de prosperar". "Juridicamente, é uma afronta aos princípios constitucionais", explicou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também discursou em defesa dos direitos da comunidade LGBTQIA+ na terça, horas antes da análise ser retomada na comissão. "Seremos rigorosos na defesa dos direitos de grupos LGBTQI+ e pessoas com deficiência", disse, em discurso na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

O terceiro mandato de Lula é a primeira gestão federal a contar com uma secretaria nacional dedicada aos direitos das pessoas LGBTQIA+. O cargo é ocupado pela travesti Symmy Larrat.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM POLÍTICA :

Ver mais em Política