Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Quem faz o quê? Saiba quais são as obrigações de quem está no poder

• 08/09/2010 às 16:22 • Atualizada em 26/08/2022 às 17:33 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

As eleições estão chegando e muita gente, assim como o candidato ao cargo de deputado federal Tiririca (PR), ainda tem dúvidas a respeito da função de quem é eleito. Saber o que cada candidato fará no poder é essencial para não perder o voto e a oportunidade de eleger os melhores representantes para administrar o país.

Para a estudante de jornalismo Érica Basto, 19 anos, essa vai ser a primeira eleição que votará, mas ainda não decidiu quem serão seus candidatos."Não sou muito envolvida com política. Agora estou até acompanhado mais um pouco". Érica já tem alguns nomes em mente, mas confessa ter dúvidas sobre quem faz o quê no poder. "Sei o que eles fazem
superficialmente. Acho que essas atividades são pouco esclarecidas pra
população", completa.

Várias pessoas se deixam influênciar pela aparência, fama do partido e até mesmo pelo 'perfil ridículo' que alguns candidatos adotam para chamar a atenção do eleitor. Nesse caso melhor opção é entender o que cada candidato terá que fazer, caso eleito, e comparar se suas porpostas são compatíves ao cargo.

Mas afinal, o que faz um deputado, senador, governador ou presidente? Confira abaixo as dicas do Tribunal Superior Eleitoral e fique com a consciência tranquila na hora de votar.

Presidente - Nomeia os ministros que vão cuidar de assuntos estratégicos. Cuida da relação do Brasil com outros países, movimentando a economia e divulgando a imagem do país no exterior. Além disso, ele faz as leis aprovadas no Congresso se transformarem em benefícios para toda a população.

Senadores - Fiscalizam o Presidente, o vice e os ministros. Ajuda a decidir sobre o orçamento nacional e a utilização do dinheiro público. Ele elabora leis que trazem benefícios para os eleitores de seu estado. Toma decisões importantes sobre acordos internacionais.

Governador - Comanda a segurança e nomeia secretários. ele faz as leis aprovadas no Senado se transformarem em benefícios para a população e administra os investimentos regionais, garantindo que os municípios cresçam por igual.

Deputados - O Dep. Estadual fiscaliza o Governador o vice e os secretários e ajuda a elaborar o orçamento estadual. Ele proprõe leis de interesse estadual. O Dep. Federal tem as mesmas funções, só que a nível federal.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias