Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Anvisa alerta sobre uso de produtos para trançar cabelos

Entre os casos notificados está o de cegueira temporária

Agência Brasil • 15/12/2022 às 13:09 • Atualizada em 15/12/2022 às 17:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Anvisa alerta sobre uso de produtos para trançar cabelos
Foto: Canva

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou alerta sobre uso de produtos para trançar e modelar cabelos comercializados no país.

De acordo com a Anvisa, supostamente esses produtos estariam “ocasionando cegueira temporária, entre outros efeitos indesejáveis”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

A agência cita casos de ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça. “Segundo diagnóstico médico, em um dos casos, o paciente apresentou lesão grave nos olhos. Há ainda relatos de demora na recuperação da visão de consumidores com prazos de até 15 dias”.

O alerta foi emitido na última terça-feira (13). A Anvisa ressaltou ser de fundamental importância que quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados ao uso desses produtos, e de outros cosméticos, sejam registrados.

“Há links específicos para registro por parte de cidadãos e profissionais que manejam produtos cosméticos e empresas e profissionais de saúde”.

Efeito grave

Um efeito indesejável grave é uma reação adversa inesperada e prejudicial à saúde humana, que leva à incapacidade funcional temporária ou permanente, invalidez, hospitalização, anomalias congênitas, risco imediato à vida ou morte. 

Recomendações da Anvisa

Apesar de não especificar quais produtos podem ser danosos para o consumidor, a Anvisa divulgou recomendações para a proteção tanto do consumidor, quanto dos profissionais.

O órgão sugere a utilização de produtos regularizados que podem ser conferidos por meio de duas listas para a consulta do consumidor.

- Consulta de produtos regularizados  - buscar por Cosméticos; e

- Consulta de produtos irregulares

A Anvisa também sugere que sejam buscadas opções dep rodutos naturais, que sejam "conscientes da importância da saúde dos consumidores que desenvolvem produtos com formulações totalmente naturais ou com o menor número possível de componentes químicos potencialmente perigosos".

*Com informações da Anvisa

Leia mais sobre Saúde no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde