Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
Cobertura vacinal

Apenas 8,5% do público-alvo foi vacinado contra a dengue em Salvador

Até esta segunda (26), apenas 7.443 doses da vacina contra a dengue foram aplicadas. Público-alvo na capital é de 87 mil pessoas

Iamany Santos • 26/02/2024 às 11:10 • Atualizada em 26/02/2024 às 12:52 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Apenas 7.443 doses da vacina contra dengue foram aplicadas na primeira semana de imunização contra a doença em Salvador. O número, que corresponde a 8,5% do público-alvo do esquema, leva em consideração as doses aplicadas até às 10h desta segunda-feira (26).


				
					Apenas 8,5% do público-alvo foi vacinado contra a dengue em Salvador
Mais de 87 mil pessoas estão aptas a tomar o imunizante na capital baiana. Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados

Mais de 87 mil pessoas estão aptas a tomar o imunizante na capital baiana. A vacinação nesta segunda segue o esquema normal e acontece até às 16h, em um dos 107 postos de Salvador.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

O público-alvo da vacinação é formado por pré-adolescentes de 10 e 11 anos, contemplados no esquema primário de imunização. A aplicação das doses deve ser feita na presença dos pais ou responsáveis legais do paciente.

Para acessar o serviço é preciso apresentar documento de identificação com foto, Cartão SUS e caderneta de vacinação.

Casos de dengue em Salvador

Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), a capital baiana contabilizou 661 casos suspeitos de dengue até o dia 19 de fevereiro. O número apresenta uma redução de 29,3% nas notificações, uma vez que 935 casos foram registrados no mesmo período em 2023.


				
					Apenas 8,5% do público-alvo foi vacinado contra a dengue em Salvador
Salvador tem 661 casos suspeitos de dengue. Foto: Canva Fotos

Os casos suspeitos de Chikugunya (53) e Zika Vírus (10) também apresentaram redução de 33,3% e 81%, respectivamente, em comparação a 2023.

Vacinação previne dispersão da dengue

A imunização é uma peça importante para evitar o aumento de casos da doença e é um avanço importante para o combate da dengue no estado.


				
					Apenas 8,5% do público-alvo foi vacinado contra a dengue em Salvador
Imunização é uma peça importante para evitar o aumento de casos de dengue. Foto: Divulgação

Segundo a titular da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), Roberta Santana, a prevenção através da vacina é um "remédio" de médio a longo prazo.

"A vacinação é uma ferramenta importante, sobretudo, no médio e longo prazo. A conscientização e a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti nas residências são as medidas fundamentais para o controle da doença", pontuou a gestora.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde