iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Proteção para recém-nascidos

Bahia receberá mais de 44 mil doses da vacina contra bronquiolite

Imunizante, que pode custar até R$ 1,5 mil na rede privada, será oferecido gratuitamente pela primeira vez

foto autor

Redação iBahia

03/12/2025 às 9:55 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A Bahia vai receber 44.525 doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por causar bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos. O envio será realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


					Bahia receberá mais de 44 mil doses da vacina contra bronquiolite
Vacina que protege gestantes e recém-nascidos da bronquiolite chega à Bahia pelo SUS. Foto: João Risi/MS

A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) nesta terça-feira (2). Segundo o órgão, o medicamento chega a Salvador na quarta-feira (3), e a previsão é de que a vacinação comece já no dia seguinte nos municípios próximos à capital. Um cronograma oficial "será elaborado".

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Ofertado gratuitamente pela primeira vez, o imunizante pode custar até R$ 1,5 mil na rede privada. O público-alvo da campanha são “grávidas a partir da 28ª semana”.

Conforme detalhou a Sesab, "não há restrição de idade para o uso da vacina", e a orientação é de aplicar “uma dose única a cada nova gestação”.

Importância da vacinação

Conforme o Ministério da Saúde (MS) informou ao g1, o Brasil registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus sincicial, entre janeiro e 22 de novembro deste ano.

Na Bahia, foram contabilizados 2.269 casos. Desses, 1.870 ocorreram em crianças menores de dois anos, o que corresponde a 82,42% do total.

De forma geral, o vírus é responsável por aproximadamente 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos no país. A vacina oferece proteção imediata contra a infecção.

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde