Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
Saúde

Bahia tem 17 mortes por dengue e 272 cidades em epidemia da doença

Números de mortes e de municípios em epidemia de dengue foram atualizados nesta segunda-feira (18)

Alan Oliveira • 18/03/2024 às 18:18 • Atualizada em 18/03/2024 às 18:57 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O número de mortes por dengue registradas na Bahia neste ano subiu para 17, segundo dados atualizados pela Secretaria da Saúde do estado (Sesab) nesta segunda-feira (18). A quantidade de cidades em epidemia também chegou a 272.


				
					Bahia tem 17 mortes por dengue e 272 cidades em epidemia da doença
Bahia tem 17 mortes por dengue e 272 cidades em epidemia da doença. Foto: Canva Fotos

De acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab, outros 34 municípios estão em risco por causa da dengue e 7 em alerta.

Leia mais:

São 62.478 casos prováveis da doença até o dia 16 de março de 2024. No mesmo período de 2023, foram notificados 12.479 casos prováveis, o que representa um crescimento de 400,7%.

Apesar disso, segundo a Sesab, a Bahia possui um dos menores índices de letalidade por dengue em todo o país, girando em torno de 1,47%, enquanto a média nacional é de 3,09%. O cálculo é feito com base nos casos notificados que evoluem para a forma grave da doença.

As mortes aconteceram em Jacaraci (4), Piripá (3), Vitória da Conquista (3), Barra do Choça (1), Feira de Santana (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Santo Antônio de Jesus (1), Santo Estêvão (1) e Campo Formoso (1), onde a 17ª morava.


				
					Bahia tem 17 mortes por dengue e 272 cidades em epidemia da doença
Bahia tem 17 mortes por dengue e 272 cidades em epidemia da doença. Foto: Canva Fotos

Em 2024, foram registrados dois óbitos por chikungunya, nos municípios de Teixeira de Freitas e Ipiaú. Nenhum óbito por zika foi confirmado.

Também, em 2024, até o dia 16 de fevereiro, foram notificados 5.186 casos prováveis de chikungunya no estado. Já os casos prováveis de zika são 654.

Ações para diminuir mortes e números da epidemia de dengue

Em nota, a Sesab informou que tem alertado os municípios para a necessidade de ampliação do horário de funcionamento de unidades básicas de saúde (UBS).

De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, estão sendo enviados ofícios para as prefeituras pontuando a importância de as unidades básicas estarem prontas para dar assistência àqueles com sintomas de dengue e em horário estendido.

“O tratamento da Dengue é relativamente simples, mas é importante que profissionais acompanhem o paciente e que a pessoa busque uma unidade de saúde assim que apresentar algum sinal ou sintoma da doença”, afirmou.


				
					Bahia tem 17 mortes por dengue e 272 cidades em epidemia da doença
Bahia tem 17 mortes por dengue e 272 cidades em epidemia da doença. Foto: Jefferon Peixoto | Secom-PMS

Ao todo, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 19 milhões no combate à dengue, através da aquisição de novos carros de fumacês, distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias, além de apoio para intensificação dos mutirões de limpeza com o auxílio das forças de segurança e emergência e aquisição de medicamentos e insumos.

A Sesab ainda tem promovido ações de teleconsultoria para auxiliar o manejo clínico dos pacientes na atenção básica.

“Temos monitorado os casos, dando suporte às gestões municipais e às unidades de saúde, e precisamos dos baianos ao nosso lado, combatendo os focos e também se vacinando contra a Dengue”, reitera Roberta Santana, reforçando que a imunização contra a doença ainda está em ritmo lento.

“Precisamos de um maior empenho da nossa população para que os adolescentes possam receber as doses da vacina. É de fácil acesso, de graça e protege uma faixa etária que, de acordo com os estudos do Ministério da Saúde, tem sido a mais afetada nos últimos anos”, diz a titular da Sesab.


				
					Bahia tem 17 mortes por dengue e 272 cidades em epidemia da doença
Bahia tem 17 mortes por dengue e 272 cidades em epidemia da doença. Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde