Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Cinco hábitos que você precisa adotar com urgência

Você precisa investir em um planejamento alimentar e em cuidados diários

Redação iBahia • 18/09/2019 às 23:01 • Atualizada em 31/08/2022 às 8:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Quer adotar um estilo de vida saudável? Você precisa investir em um planejamento alimentar e em cuidados diários. A nutricionista Bianca Sermarini, da Taeq, preparou uma lista com informações que toda nutricionista gostaria que seus pacientes soubessem. Confira:

Foto: reprodução / Pixabay


1- Não abra mão de alimentos naturais

Frutas, legumes e verduras devem fazer parte do seu cardápio alimentar, pois eles são ricos em minerais, vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes importantes para a saúde do corpo. "Os alimentos naturais, principalmente os ricos em vitamina C,como laranja, tangerina ou mexerica, são de suma importância para alimentação", explicou Bianca.

2- Cuidado com a farinha refinada

De acordo com a nutricionista Bianca Sermarini, grãos refinados podem ser grandes vilões da alimentação saudável."Alimentos refinados que contém farinha branca, como os pães, bolos e biscoitos devem ser evitados ou consumidos com moderação, pois além de não conterem fibras em sua composição são acompanhados de gordura vegetal hidrogenada".

3- Planejamento é tudo

Para ter uma vida saudável, você precisa ter organização e disciplina para garantir refeições semanais mais saudáveis. O ideal é se programar para a compra de alimentos e escolher o local que vai comer com antecedência, pois isso ajuda a evitar cair na tentação de pedir comida em aplicativos.

A especialista aconselhou separar um momento da semana para preparar algumas comidas chaves, como legumes cozidos no vapor, ovos cozidos, arroz que possa variar com massas e proteínas no geral.

4-Substituições são necessárias

Você pode trocar ingredientes mais calóricos e maléficos por outros mais leves para tornar a refeição mais saudável. "A substituição de pães por produtos integrais é uma ótima opção para o café da manhã. Além disso, você pode trocar presunto e peito de peru (ricos em sódio) por ovos ou atum, que são mais saudáveis", contou Bianca.

Leia mais:



5- Fuja da gordura


O modo de preparo dos alimentos fazem toda diferença. "As melhores formas de preparo são as assadas e ensopadas, assim como o cozimento a vapor, no caso dos legumes. Uma boa dica é: asse legumes no forno, como abobrinha, cenoura, tomate e cebola com ervas finas e azeite", aconselhou a profissional.

Bianca Sermarini, da Taeq, também orientou cortar (ou reduzir) a quantidade de gordura ingerida no dia a dia. "Evite alimentos imersos em gordura, como batatas fritas ou as preparações à milanesa. Além de eles serem feitos com farinha, utiliza-se também óleo de soja no preparo, o que pode ser prejudicial para a saúde cardiovascular", completou.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde