Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Especial Publicitário

Clínica baiana oferece curso focado no tratamento da dor em crianças

Quase 30% das crianças e adolescentes sentem dor aguda, que podem evoluir para dor crônica em adultos. Curso da clínica baiana tem duração de 2 anos

Especial Publicitário • 27/06/2024 às 9:20 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Cerca de 27% das crianças e adolescentes brasileiros sofrem com dores sem causa específica em ossos, ligamentos e músculos, a chamada dor musculoesquelética. Estes dados fazem parte do estudo publicado este ano no Brazilian Journal of Physical Therapy, e gera grande preocupação, visto que uma das consequências é a dor crônica em adultos, considerada atualmente a principal causa de incapacidade em todo o mundo.


				
					Clínica baiana oferece curso focado no tratamento da dor em crianças
Clínica baiana oferece curso focado no tratamento da dor em crianças. Foto: Freepik

Especialista em Clínica de Dor (RQE 5672), Dr Durval Kraychete (Cremeb 10486) ressalta que falar sobre o manejo da dor em recém-nascidos e crianças ainda é algo novo, e infelizmente, em sua grande maioria, os relatos de dor são subestimados por pais e profissionais da saúde.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

“Ainda existe, entre os profissionais de saúde, uma ideia equivocada que recém-nascido não sente dor. E se o olhar clínico não está corretamente treinado, esse profissional não vai entender que quando o recém-nascido espreme os olhos, exacerba o sulco labial ou que grita, ele está indicando uma escala de dor”, completou.

Pensando na formação profissional, a Clínica de Terapia da Dor (CTD), núcleo Ensino e Pesquisa, localizada em Salvador, está com inscrições abertas para o curso de Formação em Dor e Cuidados Paliativos em Pediatria, destinado a Médicos, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Psicólogos, profissionais de saúde e áreas afins. Os interessados podem se inscrever através do site.


				
					Clínica baiana oferece curso focado no tratamento da dor em crianças
Especialista em Clínica de Dor (RQE 5672), Dr Durval Kraychete (Cremeb 10486). Foto: Divulgação / Clínica da Dor

Com duração de 2 anos, a proposta do curso é formar profissionais para uma atuação segura nos processos clínicos de anamnese, diagnóstico, prognóstico e tratamento de uma multiplicidade de doenças que afetam crianças e adolescentes.

“Poucos são os cursos no Brasil voltados para cuidados da dor na pediatria. E esse tema também não é visto nas residências médicas. O que é preocupante, visto que muitas doenças antes entendidas apenas como doença de adulto, estão atingindo a população em estágios cada vez mais jovens. São crianças e adolescentes diagnosticados com cefaleia crônica e fibromialgia, por exemplo”, reforçou Dr Durval, especialista também em Anestesiologia (RQE 3833) e Acupuntura (RQE 5670).

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 35% dos brasileiros com mais de 50 anos sofrem de dor crônica, e embora parte dos fatores de risco sejam desconhecidos, um dos mais bem estabelecidos é o histórico de dor prévia.

“Já existem estudos que apontam que a dor mal tratada em recém-nascidos pode levar a repercussões na vida pré-escolar, a exemplo de crianças com dor abdominal, déficit cognitivo e de concentração, e até enxaqueca, ansiedade e depressão. Da mesma forma que uma dor aguda não tratada em uma criança vai gerar implicações na adolescência e vida adulta. Então, se quisermos diminuir a dor crônica nos adultos, precisamos romper esse ciclo de dor no início”, acrescentou.

Estrutura do curso

Baseado na metodologia B-Learning, a proposta do curso de Formação em Dor e Cuidados Paliativos em Pediatria segue a modalidade de ensino híbrida, combinando práticas pedagógicas de ensino presencial e a distância, se encaixando também nas rotinas dos profissionais de saúde. Os encontros vão ocorrer uma vez por mês, conforme carga horária das disciplinas.

Na ementa serão abordados Conceitos e Taxonomia da Dor, Fisiopatologia da Dor, Avaliação da Dor em Criança e no Recém-nascido, Farmacologia da Dor, Dor Neuropática, Dor Nociplastica na Criança, Dor Abdominal Crônica, Dores Musculoesquelética, Dor Oncológica, Aspectos Ético e Cuidados Paliativos, Abordagem ao Sofrimento, Decisão de Fim de Vida, Controle de Sintomas, Luto. O curso inclui ainda estágio supervisionado.

“Apesar de ter como foco os cuidados com recém-nascidos e crianças, a Formação em Dor e Cuidados Paliativos em Pediatria é um passo importante para minimizar os casos de dor crônica em adultos. A metodologia escolhida vai permitir que o profissional de saúde refine o seu olhar para a percepção das síndromes dolorosas, evitando que dores agudas venham a cronificar”, concluiu.

Sobre a Clínica de Terapia da Dor

Com duas unidades da capital baiana, uma na Rua Macapá, em Ondina, e outra na Avenida Tancredo Neves, a Clínica de Terapia da Dor (CTD) é um espaço voltado para a terapia, prevenção e tratamento da dor que compromete a qualidade de vida humana. Para atender os pacientes de forma individualizada e humanizada, a Clínica conta com uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais capacitados, tratamentos modernos e seguros para o alívio da dor.

Os Cursos oferecidos pela CTD - Ensino & Pesquisa, núcleo fundado em 2014, têm o objetivo de formar e aperfeiçoar profissionais de saúde, para que atuem com segurança na área, elaborem pensamentos críticos na escolha da técnica de analgesia e instrumentalize o aluno para o uso de novas tecnologias na abordagem de pacientes com dor aguda e crônica.

Serviço - Clínica de Terapia da Dor

  • Unidade CTD Ondina - Rua Macapá, 227, Ondina
  • Unidade CTD Salvador Trade Center - Av. Tancredo Neves, Edf. Empresarial Salvador Trade Center, Torre Sul, salas 301 a 304.
  • Contatos: (71) 3032-0050 ou (71) 9 8802-3785 (WhatsApp)
  • Site: www.ctdbahia.com.br
  • Instagram: @ctdbahia
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde