icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SAÚDE

Consumo diário de refrigerante diet aumenta risco de AVC

Pesquisa mostrou que tomar pelo menos uma lata por dia aumenta em quase três vezes o risco

foto autor

Redação iBahia

21/04/2017 às 15:31 • Atualizada em 31/08/2022 às 21:43 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Um estudo da Universidade de Boston revelou que bebidas adoçadas artificialmente, como refrigerante diet, podem aumentar o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e demência.
A pesquisa mostrou que tomar pelo menos uma lata deste tipo de refrigerante por dia está associado a um risco quase três vezes maior de sofrer um AVC ou desenvolver demência. Ela ainda diz que a versão "normal" das bebidas, adoçadas com açúcar, não está associada ao risco.
"Não foi surpresa descobrir que a ingestão de refrigerante diet está associada com acidente vascular cerebral e demência. O que me surpreendeu foi que a ingestão de bebidas adoçadas com açúcar não está associada a esses riscos, porque as bebidas com açúcar são conhecidas por não serem saudáveis", afirmou Matthew Pase, que coordenou a pesquisa, em entrevista à CNN.
A pesquisa teve a participação de cerca de 4 mil pessoas. Foram divididos dois grupos de estudo por faixa etária: 2.888 adultos com mais de 45 anos (para analisar a incidência de derrame) e 1.484 com mais de 60 anos (para avaliar os casos demência).

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Saúde