Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Consumo excessivo de chás e ervas colocam a saúde em risco

Uma das consequências do uso inadequado desses produtos são danos ao fígado

Redação iBahia • 08/03/2022 às 14:15 • Atualizada em 27/08/2022 às 19:21 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Foto: Divulgação

Apesar de parecerem inofensivos, o consumo indiscriminado de ervas conhecidas como emagrecedoras ou benéficas à saúde, seja em chás ou cápsulas, podem causar danos maiores do que imaginamos. Inclusive, uma das consequências do uso inadequado desses produtos são danos ao fígado, que em um estágio mais grave pode resultar em um transplante.

Essas substâncias, vendidas como chás ou cápsulas emagrecedoras, não são tão confiáveis como parecem. Dois fatores que determinam, por exemplo, se o que é consumido irá ou não intoxicar o fígado é a genética (que varia de pessoa para pessoa) e a dosagem. Beber uma xícara de chá esporadicamente pode não causar problemas, mas o consumo sistemático ou em doses elevadas, como ingerir um litro da bebida por dia, pode ser uma conduta perigosa.

"Ao usar uma erva, a pessoa não está usando somente o princípio ativo, mas todos os elementos que estão ali contidos. A depender da forma como ela foi manipulada, pode ter muito mais conteúdo, como substâncias contaminantes potencialmente tóxicas, aumentando o risco de lesão hepática", alertou a hepatologista, Dra. Lourianne Cavalcante.

Ainda de acordo com a médica, nem todo mundo reage da mesma forma ao usar determinados compostos. "A predisposição genética pode ser um dos fatores que podem influenciar um determinado indivíduo a ter toxicidade hepática, a maneira que chamamos a alteração que é causada no fígado pelas ervas, medicamentos, anabolizantes e outros produtos que têm potencial de gerar danos ao órgão e impedir seu bom funcionamento, com diferentes níveis de gravidade".

Vale ressaltar que casos identificados no início podem ser reversíveis e alterações detectadas em laboratório são os únicos sinais. Entretanto, olhos amarelos e urina escura devem ser vistos com preocupação. O mais recomendado é sempre procurar um especialista.

Leia mais:

Leia mais sobre Saúde no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde