Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Dermatologista mostra primeiros socorros após queimaduras

Sociedade Brasileira de Dermatologia da Bahia alerta para os perigos no São João

Redação iBahia • 17/06/2016 às 15:31 • Atualizada em 01/09/2022 às 15:07 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Dermatologista mostra primeiros socorros após queimaduras

				
					Dermatologista mostra primeiros socorros após queimaduras
A chegada das festas juninas inicia um período de festas e comemorações, mas que também inspira muita atenção. Acidentes com fogos de artifício e fogueiras são bastante recorrentes nessa época do ano e atingem, principalmente, as crianças. Além de ferimentos superficiais, ocorrências mais graves podem provocar queimaduras de terceiro grau, levando a destruição de tecidos profundos, e caso ocorra nas extremidades das mãos podendo causar até perda de dedos. Outro aspecto importante, além da prevenção, diz respeito às primeiras ações logo após o acidente. O presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional BA, Paulo Machado, orienta. “A primeira atitude deve ser levar a vítima imediatamente ao serviço de emergência mais próximo para que a gravidade da lesão seja avaliada”, conta. Muito comum entre os pacientes, o uso de produtos como manteiga e pasta de dente é contraindicado. “Em queimaduras leves, de primeiro grau (ocorre vermelhidão e inchação, sem bolhas), o recomendado é lavar com água fria corrente imediatamente, e, deixar alguns minutos na água para diminuir a temperatura”, completa.
Já numa lesão de 2º grau, caracterizada pela formação de bolhas, um alerta especial. “As bolhas só devem ser drenadas por um médico, caso indicado. Depois da cicatrização, o uso de hidratantes e proteção solar poderá evitar o aparecimento de manchas”, ressalta Machado. As queimaduras de 3º grau, que geralmente acometem todas as camadas da pele, podem chegar até os ossos e gerar sérias deformidades. Muitas vezes são pouco dolorosas por destruição das terminações nervosas. “Na maioria das vezes, há necessidade de internação hospitalar, pois geralmente ocorrem manifestações sistêmicas, como desequilíbrio acentuado dos níveis de sódio, potássio e/ou cálcio, e desidratação; necessidade de retirada de tecidos necrosados, partículas estranhas na ferida; e até realizar enxertia”, salienta.
Em todos os casos, os pacientes devem ingerir muito líquido e manter os membros acometidos elevados, para alívio da dor e do edema. Se forem queimaduras significativas na face, mãos, pés e genitália, queimaduras elétricas ou de vias aéreas superiores, o indicado é procurar imediatamente uma emergência hospitalar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde