Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Ingerir antidepressivo pode levar ao ganho de peso

Pesquisadores afirmaram que o objetivo do estudo não era provar que medicamentos engordam, mas a correlação

Redação iBahia • 25/05/2018 às 8:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 22:24 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O consumo prolongado de antidepressivos pode mexer na sua balança.A conclusão sobre o aumento de peso é de um estudo publicado no periódico científico BJM, que envolveu mais de 300 mil pessoas.
Foto: Divulgação
Durante a pesquisa, pacientes que usaram qualquer um dos dez antidepressivos escolhidos pelos cientistas (os mais comuns na Grã-Bretanha) apresentaram um risco 21% maior de ganhar entre 2 kg e 4 kg do que pessoas que não tomaram os comprimidos. Em alguns casos, os quilos adquiridos fizeram com que as pessoas saíssem de seus pesos saudáveis e entrassem em um quadro de sobrepeso ou até obesidade. Receita: Carne de siri com cogumelos para variar a proteína do jantar
A probabilidade de engordar se mostrou maior entre os indivíduos que tomavam o medicamento de forma contínua há dois ou três anos, e o ganho de peso aconteceu ao longo de seis anos. Os autores não sabem ao certo por que os quilos extras não apareceram mais cedo.
Os pesquisadores afirmaram que o objetivo do estudo não era provar que medicamentos engordam, mas a correlação.“É importante enfatizar que os pacientes não devem parar de tomar seus remédios e, se tiverem alguma preocupação em relação ao peso, precisam falar com seus médicos”, disse, em nota, o líder da investigação, Rafael Gafoor, psiquiatra da universidade King’s College, em Londres.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde