Nesta segunda-feira (25), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a entrar em contato pelo telefone com segurados que estiverem aguardando perícia médica para concessão do benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) há mais de 45 dias. A atividade visa antecipar o benefício por meio do Atestmed.
Segundo informações, o instituto disse que o número (11) 2135-0135 irá aparecer na tela da chamada do celular do segurado quando ele receber a ligação para remarcar o atendimento e para confirmar ou antecipar o agendamento da perícia médica ou avaliação social.
Leia também:
Vale pontuar que o contato não recebe ligações e não tem WhatsApp, além de não entrar em contato com o segurado para pedir número de documentos, foto para comprovar a biometria facial, número de contas correntes ou senhas bancárias.
"Nossa expectativa é reduzir o número de pedidos aguardando análise e chegar em dezembro com a fila de requerimentos dentro do prazo legal, que é de até 45 dias", explicou Alessandro Stefanutto, presidente do INSS. A expectativa é também reduzir o número de pedidos da fila, que atualmente conta com 1,1 milhão de pessoas.
Prazo de concessão
O prazo máximo para o pedido do benefício por meio do Atestmed é de 180 dias, e se o benefício for negado, o segurado terá o prazo de 15 dias para fazer um novo requerimento.
O envio da documentação pode ser feito através dos canais remotos de atendimento, que são o App Meu INSS, página na web e pela central de atendimento 135. O requerimento feito pela central irá ficar com os documentos pendentes até que sejam anexados no portal.
Serviços oferecidos pela central
Na central de atendimento ainda é possível realizar inscrição junto à Previdência Social, requerer benefícios, agendar atendimento em uma agência, consultar resultado de perícia médica e data de pagamento de benefício e fazer denúncias anônimas.
O segurado poderá conversar com um atendente para obter informações a respeito dos benefícios da Previdência Social. Atualmente a central conta com 135 polos de atendimento: Salvador/BA, Caruaru/PE e Recife/PE com uma equipe de 6 mil funcionários. Segundo informações em 2022 foram atendidas cerca de 40.452.123 pessoas.
O horário de atendimento da central é de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Mas o atendimento eletrônico acontece 24h por dia, todos os dias da semana.
Documentação
A documentação apresentada pelo segurado na hora do requerimento deve ser legível e sem rasuras, contendo as seguintes informações:
- Nome completo do segurado;
- Data de emissão do documento (não podendo ser superior a 90 dias da data de entrada do requerimento);
- Diagnóstico por extenso ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
- Assinatura e identificação do profissional emitente, com nome e registro no conselho de classe ou carimbo;
- Data do início do afastamento ou repouso;
- Prazo necessário estimado para o repouso.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!