Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Ler no tablet antes de dormir prejudica o organismo, diz estudo

Para chegar ao resultado, o grupo de pesquisadores estudou 12 pessoas durante duas semanas, dando um iPad a metade deles e um livro à outra metade por cinco dias

• 24/12/2014 às 16:29 • Atualizada em 01/09/2022 às 23:41 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Um estudo feito pela Escola de Medicina de Harvard demonstrou que a luz emitida por tabletes ou e-readers luminosos tem efeito direto sobre o sono do usuário, podendo desregular algumas funções do organismo, como o relógio biológico. Para chegar ao resultado, o grupo de pesquisadores estudou 12 pessoas durante duas semanas, dando um iPad a metade deles e um livro à outra metade por cinco dias, invertendo o quadro uma semana depois. O acerto foi que eles fizessem leituras pouco antes das 22h, ou seja, pouco antes de dormir.
Ler em aparelhos eletrônicos antes de dormir prejudica o organismo, diz estudo
Os resultados apontaram que os aparelhos luminosos fizeram com que os voluntários dormissem, em média, dez minutos depois do normal; eles também tiveram dificuldade para dormir profundamente e acordar na manhã seguinte. A pesquisa também revelou que existe uma queda na quantidade de melatonina, o hormônio do sono. O líder da pesquisa, o professor Charles Czeiler disse à BBC que o principal problema é que a luz dos tablets e e-readers é jogada diretamente contra o olho do usuário. Com o livro, a luz é apenas refletida da folha - o que também ocorre em aparelhos como o Kindle original, que não tem iluminação.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde