Uma mulher de 28 anos deu à luz em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro de Brotas, em Salvador, na última segunda-feira (9), sem saber que estava grávida. Este é o terceiro caso de "parto surpresa" registrado na unidade nos primeiros seis meses do ano.

Segundo o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), Iria Nilza Soares Nascimento, que é solteira e estava em sua primeira gestação, buscou atendimento por volta das 4h da manhã com fortes dores abdominais.
Leia também:
Classificada como um caso de média prioridade, Iria foi atendida pela Dra. Lise Oliveira, que prontamente notou que os sintomas não eram de uma dor abdominal comum. "Ela gritava de dor e apresentava um padrão incompatível com cólicas habituais. Em poucos minutos, identifiquei sinais de trabalho de parto já avançado", relatou a médica ao g1.
De acordo com o Instituto, a pequena Vitória nasceu às 5h, corada, chorosa e com ótima vitalidade. A assistência neonatal foi prontamente realizada pelos médicos pediatras Luana Mascarenhas Couto e João Henrique Fonseca do Nascimento, que ofereceram os primeiros cuidados essenciais.
'Oramos juntas e pedimos para que tudo ocorresse bem', diz médica sobre 'parto surpresa'

Emocionada com o acontecimento, a médica Lise Oliveira recorda um momento de fé que antecedeu o nascimento: “Antes do parto, perguntei à paciente se ela acreditava em Deus. Oramos juntas e pedimos para que tudo ocorresse bem. E assim foi. A criança nasceu saudável e o parto foi tranquilo, sem complicações”, contou.
A médica também ressaltou a complexidade do caso e a fundamental importância da escuta clínica e do cuidado humanizado para um atendimento eficaz. "Mesmo com recursos limitados, conseguimos agir com agilidade e sensibilidade. Cada minuto fez diferença. Foi um trabalho de conexão com a paciente e com toda a equipe. Vitória chegou em meio ao caos, mas nasceu em paz. Isso não tem preço", concluiu Lise Oliveira.
Após o nascimento, mãe e filha foram encaminhadas com segurança por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para o Instituto de Perinatologia da Bahia (IPERBA). Ambas permanecem sob cuidados médicos e passam bem.

Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
