Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
Aponta estudo

Mulher tem 6 vezes mais chance de ser abandonada após doença grave

Quando ocorre o contrário, mulheres se tornam principais cuidadoras dos homens

Redação iBahia • 19/04/2023 às 9:49 • Atualizada em 19/04/2023 às 10:06 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Mulher tem 6 vezes mais chance de ser abandonada após doença grave

As mulheres, que são esposas e/ou mães, exercem um papel de principal cuidadora da família, da pessoa que deixa tudo em ordem e consegue se desdobrar em várias para manter a rotina.

Mas se algo acontece, como o diagnóstico de uma grave doença, essa mulher possui suporte do companheiro? Existem grandes chances disso não acontecer.

Leia mais:

Segundo estudo realizado pelas universidades de Stanford e Utah e pelo Centro de Pesquisa Seattle Cancer Care Alliance, a mulher possui seis vezes mais chance de ser abandonada pelo marido após descobrir uma grave doença.

A pesquisa de 2021 ainda aponta que, quando ocorre o contrário, as mulheres seguem como principais cuidadoras dos pacientes, sejam eles homem ou outras mulheres.

O estudo explicita um momento delicado da vida pessoal de Preta Gil, que virou assunto na web e nas redes sociais, após rumores de uma separação em meio ao tratamento da cantora contra um câncer de intestino.

Segundo informações de Leo Dias, do Metrópoles, Rodrigo Godoy teria traído a artista com uma ex-estilista dela. Preta precisou aparecer nas redes sociais para fazer um desabafo sobre o assunto.

"Muitas coisas eu tomei conhecimento hoje e estou muito abalada. No meio das fofocas tem muitas mentiras, como, por exemplo, assuntos financeiros, rastreador no carro, trisal....", disse em um trecho.

"No mais, as verdades estão vindo à tona, o que para mim é muito doloroso e cruel. Eu peço que vocês também me ajudem a me proteger de toda essa nojeira, pois estou frágil no meio de um tratamento oncológico, depois de quase morrer numa sepsemia. Eu preciso de paz para me curar!!!! Beijos com amor, Preta", completou Preta Gil.

Assunto gera debates

A administradora e influenciadora Nath Finanças abriu uma discussão em seu perfil do Twitter sobre o assunto, onde refletiu sobre o abandono de mulheres em meio ao tratamento de graves doenças.

Ela chegou a citar o caso de Preta Gil e seguiu falando sobre o assunto. "Na hora da saúde e na doença, todos eles fogem da responsabilidade. Vivi isso na pele que nós mulheres abrimos mão de TUDO pra cuidar do homem, mas eles não abrem mão na hora de cuidar da gente", disse.

Nos comentários, internautas contaram casos de pessoas próximas em que ocorreu o abandono. "Minha tia teve câncer e se divorciou no meio do tratamento. O motivo você já imagina…", escreveu uma conta.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde